Mato Grosso,
Sexta-feira,
26 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

05/06/2020 | 08:00

TSE autoriza convenções partidárias virtuais para eleições municipais de 2020

Redação TV Mais News

O Pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira (4) a realização das convenções partidárias de forma virtual para a escolha dos candidatos que disputarão as eleições municipais de 2020. Medida foi estabelecida em razão da pandemia do novo coronavírus.

Com a decisão, os partidos estão liberados para usarem a tecnologia para realizarem as convenções, que devem acontecer entre o dia 20 de julho e 5 de agosto, conforme prevê o calendário eleitoral.

O relator, ministro Luis Felipe Salomão, ponderou em seu voto que as convenções virtuais devem seguir as regras e os procedimentos previstos na Lei nº 9.504/97 e na Res. TSE 23.609/2019, além de respeitarem as normas partidárias e a democracia interna das legendas.

“As convenções partidárias constituem etapa das mais relevantes do macroprocesso eleitoral, porquanto objetivam a escolha, no âmbito interno dos partidos políticos, dos pré-candidatos que virão a representar os ideais, as aspirações e os programas das legendas nas campanhas”, destacou em seu voto, ao lembrar que os artigos 7º e 8º da Lei das Eleições não prescrevem modalidade específica de formato, ou seja, se presencial ou virtual.

Até o momento, não existe a confirmação de que as eleições municipais serão realizadas em outubro, como o programado, por causa da pandemia do Covid-19.

A mudança de data ainda depende do aval do Congresso Nacional, que segue dividido entre adiar para até o mês de dezembro, ou prorrogar os mandatos atuais de prefeitos e vereadores até 2022, quando acontece outra eleição.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) já afirmou que é contra a prorrogação dos mandatos e tem defendido a realização das eleições até dezembro.

Fonte: Olhar Direto 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet