Mato Grosso,
Segunda-feira,
29 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

28/07/2022 | 05:14

Mendes busca fechar coligação com Pivetta e Wellington sem perder aliados

Redação TV Mais News


Foto: Reprodução
 
As pré-candidaturas ao Senado da base governista seguem sendo o “calcanhar de aquiles” nas articulações da chapa de reeleição do governador Mauro Mendes (União). Após descartar a ideia de ter um palanque aberto, o núcleo Palácio Paiaguás busca “meios legais” para que partidos aliados possam coligar com a sigla do governador, independente da vaga senatória. 

Nesta quarta-feira (28), representantes da base aliada se reuniram, para, novamente, buscar um consenso. Ao deixar o encontro, o ex-senador Cidinho (União) confirmou que os as articulações caminham para que governador Mauro Mendes (União) apoie o senador Wellington Fagundes (PL) e repita a dobradinha como o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos).

“Essa questão de palanque aberto nem existe porque já tem um compromisso atrás com o PL, depois surgiu outras candidaturas. Mas em função das impossibilidades que as leis eleitorais colocam, fica muito difícil agregar dois, três candidatos. Agora, vamos organizar como fica essa composição para que o partido A ou partido B esteja na coligação do governador e tenha seu candidato ao Senado”, disse.

A proposta de palanque aberto foi colocada na mesa para que o deputado federal Neri Geller (PP), pré-candidato ao Senado, também pudesse permanecer na base governista. O parlamentar sustentou que não teve o espaço que esperava dentro do governo, mesmo após toda a sua contribuição na sustentação do governo.

Até então, o parlamentar disputava o apoio do governador, ao lado de Wellington Fagundes (PL) e da médica Natasha Slhessarenko. Contudo, Cidinho explicou que, se os partidos dos pré-candidatos ao Senado fizerem qualquer outro tipo de coligação, eles já não são podem entrar na composição do governador.

A situação é o caso de Neri Geller, que já fechou coligação com a Federação Brasil da Esperança (PTPV-PCdoB). “A partir do momento que o Neri está na federação fica muito difícil de estar fazendo uma composição numa coligação aqui. Isso na lei eleitoral não se viabiliza, apesar da consideração que o governador tem por ele”, finalizou.

Outro lado

O União Brasil, representado pelos senadores Fábio Garcia e Jayme Campos, e pelo ex-senador Cidinho Santos, esteve reunido com o senador Wellington Fagundes (PL), na manhã desta quarta-feira (27.

Durante a reunião, foram discutidas as alianças para a coligação que será liderada pelo governador Mauro Mendes em seu projeto de reeleição, e que ainda está em processo de definição.

Durante os próximos dias, os debates serão intensificados com os demais aliados e partidos que compõem a base.

A definição final da chapa e coligações será definida junto ao governador Mauro Mendes e demais aliados, assim que ele retornar de São Paulo, onde acompanha a primeira-dama Virginia Mendes em tratamento de saúde.





Fonte: GAZETADIGITAL


 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet