Mato Grosso,
Sexta-feira,
26 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

18/08/2022 | 06:34 - Atualizada em 18/08/2022 | 08:37

Com mais um caso de "varíola dos macacos" confirmado, VG prepara UPA Ipase para atender pacientes suspeitos

O secretário acredita que até final de semana o espaço esteja pronto.

Redação TV Mais News

Com mais um caso de

Foto: Reprodução

 
Mais um morador de Várzea Grande testou positivo para monkeypox vírus, popularmente conhecido como varíola dos macacos. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), nesta quarta-feira (17.08).
 
Em Várzea Grande já são três casos confirmados e dois em investigação. Na sexta-feira passada (12), a SES confirmou os dois primeiros casos. Os dois homens são da mesma família, sendo que um deles chegou recentemente de viagem da Europa.
 
Na manhã desta quarta (17), o conversou com o secretário de Saúde, Gonçalo Barros, e ele disse que o município ainda não tem contaminação comunitária, o que significa, que o terceiro caso é isolado dos primeiros.
 
No entanto, Gonçalo afirmou que o município já está tomando providências, e uma parte da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ipase será destinada para atendimento de paciente com sintomas do vírus.
 
O secretário acredita que até final de semana o espaço esteja pronto. A obra física já foi concluída e faltam apenas os móveis. No local será designado um médico só para esse atendimento, além de dois leitos, caso haja necessidade de internação interlocutória – até transferir para um hospital referência.
 
“Estamos separando uma unidade para fazer apenas este atendimento. Vamos começar a fazer a investigação separada dos pacientes, pois ainda não temos conhecimento da real gravidade da doença e as situações de mais riscos”.
 
Gonçalo ressaltou que essas providências serão tomadas, devido ao Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde não terem passado ainda orientações definitivas.
 
Questionado pelo como está sendo feito o monitoramento destes pacientes, Gonçalo disse que pela equipe da Vigilância Sanitária, e que até o momento ele sabe que um paciente desses que testaram positivo semana passada, estava internado em um hospital particular da Capital, mas que hoje, ainda não havia recebido o prontuário.
 
Indagado de quais bairros seriam esses pacientes, o secretário disse ser informações sigilosas para resguardar a integridade dessas pessoas, mas enfatizou que eles têm o direito do sigilo, mas também têm as obrigações do isolamento. “E nós vamos cobrar isso”, concluiu Gonçalo Barros.
 
 
 
 
 
Fonte: VGNOTÍCIAS

 
 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet