Mato Grosso,
Sexta-feira,
3 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Você viu?

25/02/2023 | 13:37 - Atualizada em 28/02/2023 | 15:03

Especial do Castelo Rá-Tim-Bum reúne o elenco para matar saudade dos fãs

Redação TV Mais News

Especial do Castelo Rá-Tim-Bum reúne o elenco para matar saudade dos fãs

Foto: Nadja Kouchi

Para muitos brasileiros que cresceram nos anos 1990 é quase impossível não completar o "Passarinho?" com um "Que som é esse?" devidamente cantado no ritmo certo. Toda uma geração que dificilmente passou a vida sem nunca ter cantado "Sai preguiça, sai sujeira, adeus cheirinho de suor" no chuveiro, enquanto o restante da música reforçava quais pontos do corpo precisam ser lavados. "Castelo Rá-Tim-Bum" fez e ainda faz parte da memória afetiva de muita gente e essa lembrança poderá ser revisitada a partir deste sábado, às 21h (horário local), na TV Cultura, quando vai ao ar o especial de uma hora de duração que reunirá boa parte do elenco original. Depois, o programa ficará disponível no YouTube da TV Cultura.

Comemorando os quase 30 anos da estreia do programa (as três décadas se completam em 2024), os atores relembram momentos marcantes e situações de bastidores. Tudo isso naquele cenário tão lúdico que fazia parte do Castelo e que foi construído para receber os artistas. Estão confirmados Cao Hamburger (criador e diretor da série), Cássio Scapin (Nino), Rosi Campos (Morgana), Freddy Allan (Zequinha), Cinthya Rachel (Biba), Pascoal da Conceição (Doutor Abobrinha), Angela Dip (Penélope), Patrícia Gaspar (Caipora), Fabiana
Prado (fada Lana), Álvaro Petersen Jr. (Celeste) e Fernando Gomes (Gato Pintado). 

Algumas ausências certamente serão sentidas no reencontro. O eterno Doutor Victor, Sérgio Mamberti já faleceu, assim como Wagner Bello (Etevaldo), Gérson de Abreu (Flap), Cláudio Chakmati (robô porteiro), Rodrigo Santiago (Almirante Costa) e Ada Chaseliov (Xenóbia). Mas Luciano Amaral, o Pedro, também não estará presente. O ator, que apresenta programas em um canal esportivo, não chegou a um acordo devido a questões contratuais da atual emissora.

Mas o programa é só um aquecimento. Segundo Eneas Pereira, vice-presidente executivo da TV Cultura e um dos idealizadores do projeto, vem mais por aí. "Em breve o Castelo completará 30 anos do seu lançamento e essa iniciativa, além de homenagear os intérpretes e criadores, inicia uma série de comemorações em relação a esse que é um dos maiores sucessos da emissora", declarou.

Infantil sim, inteligente e artístico também

De acordo com Gilberto Alexandre Sobrinho, professor no Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes da Unicamp, "Castelo Rá-Tim-Bum" refletia o quanto a programação infantil pode ser criativa e inteligente. "Infelizmente, a programação infantil na TV aberta hoje é praticamente inexistente. Mas Castelo demonstrou que com investimento e ousadia, um programa pode estar a serviço de um imaginário mais criativo e não voltado para o consumo, como comumente se nota", explica. 

O professor ressalta que o programa unia aprendizado e diversão, além de uma "educação do olhar e do ouvido, ou seja, um modo de fazer televisão, que é uma máquina poderosa de comunicação, e que prezava pelo educativo e artístico, ao mesmo tempo". 

Assim como os vários quadros, personagens e arcos do programa, não existe uma explicação única do porquê "Castelo Rá-Tim-Bum" fez tanto sucesso, é uma conjunção de fatores. "É relevante destacar sua popularidade, principalmente por ser um programa de um canal de televisão cultural e educativo, que não tem os mesmos recursos que uma grande rede de TV comercial, assim, ter o aval positivo do público, nas condições que se apresentam, é algo muito importante", analisa Gilberto.

Ainda assim, o docente destaca que um dos principais aspectos era a qualidade do programa. "Ele tem uma narrativa interessante na medida em que convoca o espectador a pensar, ao mesmo tempo em que ele está se divertindo. O programa também tem um elenco ímpar, com grandes atores e atrizes e, principalmente, um trabalho de direção de atores que equaliza todos seus participantes", exemplifica, salientando o quanto a habilidade do principal diretor de Castelo Rá-Tim-Bum, Cao Hamburger, que é cineasta, acrescentou para o resultado final. "O programa traz arte para o campo da TV", completa.

Fonte: Correio Popular
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet