Mato Grosso,
Terça-feira,
30 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Você viu?

21/09/2023 | 10:24 - Atualizada em 22/09/2023 | 11:59

Projeto de Lei prevê atendimento psicológico durante parto e pós-parto em Cuiabá

Caso seja aprovado, a mulher terá o direito de contratar esse profissional, e o estabelecimento deverá permitir a sua presença

TVMais News

Projeto de Lei prevê atendimento psicológico durante parto e pós-parto em Cuiabá

Foto: Assessoria

A gestação e o puerpério são considerados períodos delicados na vida da mulher. Portanto, tornou-se importante o acompanhamento psicológico durante a gestação e o pós-parto. Um projeto de lei, de autoria da vereadora Michelly Alencar (União), está em tramitação na Câmara de Cuiabá, com o objetivo de autorizar a presença de psicólogos obstetras durante o trabalho de parto, parto e pós-parto em maternidades e hospitais da cidade.

Caso o texto seja aprovado, a mulher terá o direito de contratar esse profissional, e o estabelecimento, por sua vez, deverá permitir a sua presença, mesmo que ele não tenha vínculos empregatícios com o local. 

Para debater esse assunto, a médica ginecologista obstetra Juliana Danielle Costa Oliveira Abrão usou a tribuna da sessão ordinária da última terça-feira (19), a convite da vereadora Michelly Alencar.
A médica ressaltou a satisfação em poder contribuir e a necessidade de garantir que as mulheres tenham acesso a esse profissional. Ela também destacou que a gestação envolve muita complexidade emocional.

“A gravidez pode estar inserida em diferentes contextos familiares, sociais e financeiros, e o psicólogo desempenha um papel fundamental para que mais mulheres possam ter experiências positivas e uma jornada mais tranquila na maternidade," pontuou a especialista.

Ao falar sobre o projeto, Michelly Alencar reforçou a importância de cuidar do bem-estar psicológico das mães, desde o pré-parto até o pós-parto. 

"O período pós-parto é quando muitas mães enfrentam a depressão pós-parto, o que pode afetar toda a família e a saúde emocional da criança. Com relação a isso, desenvolvemos o projeto," explicou Michelly.

A vereadora vê de forma positiva o projeto e conta com o apoio dos vereadores presentes no plenário.

“A presença da Dra. Juliana fez toda a diferença. Eu acredito que é importante para nós trazermos profissionais que possam realmente enriquecer o projeto com informações relevantes e destacar sua importância", finalizou a parlamentar.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet