Mato Grosso,
Quarta-feira,
1 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

04/10/2023 | 09:17

​Prefeitura recebe notificação da Sinfra e deve formalizar até sexta escolha do traçado do BRT

Segundo a Secretaria de Comunicação, o prefeito de Várzea Grande Kalil Baracart deve oficializar a decisão até a sexta

TVMais News

​Prefeitura recebe notificação da Sinfra e deve formalizar até sexta escolha do traçado do BRT

Foto: Reprodução

O município de Várzea Grande recebeu, nessa terça-feira (3), a notificação do governo estadual para que formalize a escolha quanto ao traçado do Ônibus de Transporte Rápido (BRT). Segundo a Secretaria de Comunicação, o prefeito de Várzea Grande Kalil Baracart (MDB) deve oficializar a decisão até a sexta-feira (6).

“Estamos muito convictos. Já preparei minha equipe para que a gente faça os estudos, e assim que formos provocados pela Secretaria de Infraestrutura vamos responder ao Governo do Estado”, disse o emedebista ainda na segunda (2), logo após adiantar à imprensa a escolha do traçado, depois de participar de reunião com representantes da Secretaria do Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), que apresentaram ao gestor as alternativas viáveis.

Devido a polêmicas e entraves, especialmente com comerciantes do município, a prefeitura decidiu que o BRT seguirá apenas o traçado do antigo VLT, terminando o trajeto no aeroporto Marechal Rondon, onde também deverá ficar o terminal.

“Decisão mais acertada para o momento, reconstruir o terminal onde estava previsto o VLT. Estamos vendo com muita dificuldade a entrada do modal no centro da cidade, até porque a Couto Magalhães e a Filinto Muller são avenidas estreitas e vai gerar um certo constrangimento”, explicou o prefeito.

Após a reunião em que as possíveis rotas foram apresentadas, o governador Mauro Mendes (União) disse que o município teria três dias para comunicar o governo estadual, de forma oficial, qual o traçado escolheu.

Vale lembrar que a proposta para que o BRT passasse pela Couto Magalhães e Avenida Filinto Muller partiu da própria Prefeitura de Várzea Grande. Uma das justificativas apresentadas por Kalil era justamente o grande fluxo de trabalhadores na região.

Acontece que Kalil não aguentou a pressão dos comerciantes das regiões, que reclamaram dos transtornos gerados por conta da obra.

BRT

Segundo governador Mauro Mendes (União Brasil), os estudos realizados pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Sinfra) foram entregues ao Chefe do Executivo, sendo o traçado original e mais três alternativas.

"Entregamos a ele um estudo que foi feito pela Secretaria de Infraestrutura, dando ali as alternativas. Temos o traçado original e mais três alternativas. Ali, o que nós pensamos é que nós queremos fazer a obra. E aí a população de Várzea Grande que tem a prerrogativa de escolher. E nesse momento, quem representa a população de Várzea Grande é o prefeito municipal, a Câmara dos Vereadores", afirmou.

Mauro explicou que a recomendação técnica da Sinfra é para manter o traçado original, onde o BRT passe pela Avenida Couto Magalhães.

Entretanto, os comerciantes da Avenida Couto Magalhães, uma das principais para a economia várzea-grandense, realizaram manifestações para impedir a obra na via. A justificativa é que eles seriam prejudicados com a obra e exigem um novo traçado.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet