Mato Grosso,
Quarta-feira,
1 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

17/10/2023 | 08:52

Kalil decide poupar Av. Couto Magalhães e BRT vai passar só pela FEB

Após a entrega do documento, a equipe jurídica da Sinfra analisá o pedido, que agora aguarda aprovação

TVMais News

Kalil decide poupar Av. Couto Magalhães e BRT vai passar só pela FEB

Foto: Reprodução

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), formalizou à Secretaria do Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), a escolha do Executivo Municipal para o traçado do Ônibus de Transporte Rápido (BRT) na cidade.

O documento, entregue para o Governo do Estado na sexta-feira (06), solicita que o traçado do novo modal siga o original do Veículo Leve Sob Trilhos (VLT), que determina na Avenida da Feb a construção de um novo terminal perto do aeroporto.

Segundo o gestor, essa decisão foi a mais acertada para o momento e causará "um prejuízo menor", tanto para os comerciantes quanto para a população da cidade.

“Decisão mais acertada para o momento, reconstruir o terminal onde estava previsto o VLT. Estamos vendo com muita dificuldade a entrada do modal no centro da cidade, até porque a Couto Magalhães e a Filinto Muller são avenidas estreitas e vai gerar um certo constrangimento”, explicou o prefeito.

Após a entrega do documento, a equipe jurídica da Sinfra analisá o pedido, que agora aguarda aprovação. Vale lembrar, que a implantação do BRT já começou no município com a remoção dos trilhos do BRT. 

Articulação após manifestação

Inicialmente, a intenção da Sinfra era que o novo modal passasse pela Avenida Couto Magalhães, na região do centro comercial, mas após protestos dos empresários, a obra foi suspensa. No ato, os comerciantes afirmavam que a obra traria prejuízos a uma das regiões comerciais mais movimentadas de VG.

O prefeito, na companhia do senador Jayme Campos (União Brasil), articulou com o governador Mauro Mendes (União Brasil) para que houvesse essa mudança no traçado, evitando prejuízos, tendo em vista que o município já sofreu por 10 anos com as obras não concluídas do VLT.

Após a reunião entre as lideranças políticas de Várzea Grande com o governador, foram sugeridas três opções de traçado pela Sinfra.

A primeira ideia previa a continuidade do trajeto inicial, com o modal passando pela Av. Couto Magalhães, na região do centro comercial, mas sem que o asfalto fosse retirado para a concretagem da pista. No caso, seria feito somente um reforço asfáltico na via, levando o corredor de ônibus até ao terminal.

Já a segunda possibilidade é que o BRT passasse somente pela Av. Filinto Müller, nos dois sentidos, indo e voltando do terminal.

A última ideia, escolhida pelo prefeito Kalil, é a construção do terminal do BRT onde seria o terminal do VLT, próximo ao aeroporto, o que mudaria o percurso dos ônibus, fazendo o corredor ficar somente na Av. da FEB.



RepórterMT
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet