Mato Grosso,
Terça-feira,
30 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Você viu?

10/11/2023 | 11:32 - Atualizada em 14/11/2023 | 10:36

​Secretaria da Mulher certifica 150 novas profissionais para atuação no ramo de hotelaria

O setor possui grande demanda de emprego na rede hoteleira de Cuiabá e região

TVMais News

​Secretaria da Mulher certifica 150 novas profissionais para atuação no ramo de hotelaria

Foto: Vicente Aquino

O Programa Qualifica Cuiabá certificou 150 mulheres na edição do curso de Hotelaria, realizado pela Secretaria Municipal da Mulher em parceria com a Associação Brasileira da Indústria e Hotéis de Mato Grosso (ABIH-MT).

A solenidade ocorreu nesta quinta-feira (9), no auditório da pasta, com representantes da indústria, hotéis e membros da Prefeitura de Cuiabá.

Foram três etapas e mais de 60 horas de aulas teóricas e práticas, voltadas especificamente para a área de camareira. O setor possui grande demanda de emprego na rede hoteleira de Cuiabá e região.

"Essas mulheres vão para o banco de dados e, dentro desse universo, nós começamos a fazer a triagem. É onde casa o interesse das candidatas com as vagas que a hotelaria irá apresentar", explicou Gerson Honório da Silva, presidente do Conselho Consultivo da ABIH-MT.

Ainda de acordo com a ABIH, o déficit deve aumentar no próximo ano com a inauguração de dois hotéis, que somam mais de 300 apartamentos e devem apresentar uma demanda em torno de mais de 200 vagas.

A rede de hotéis Paiaguás solicitou cinco candidatas para camareira; além disso, outras alunas já ocupam postos de trabalho em empreendimentos de Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

"Nesse curso, nós não aprendemos somente como arrumar uma cama, mas sim como tratar as pessoas. Aprendemos sobre ética e muitas outras coisas", disse Ana Paula, uma das alunas que irá se candidatar a uma vaga de emprego.

Parceria

A Secretaria da Mulher tem buscado a parceria de associações, empresas e setores da iniciativa privada que buscam suprir a necessidade de mão de obra feminina capacitada.

"Desta forma, fazemos a busca ativa dessas mulheres, capacitamos e empregamos elas no mercado de trabalho", explicou Cely Almeida, secretária da Mulher.

No primeiro semestre, cerca de 60 mulheres foram capacitadas profissionalmente para atender o déficit da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

O Qualifica já certificou mais de sete mil pessoas desde 2018, sendo mais de cinco mil mulheres em mais de 40 cursos de oito áreas diferentes.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet