Mato Grosso,
Terça-feira,
30 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

28/02/2024 | 07:41

​Pesquisa aponta liderança de Kalil em Várzea Grande

Os únicos possíveis concorrentes são aliados do mesmo grupo político, comandados pela família Campos

TVMais News

​Pesquisa aponta liderança de Kalil em Várzea Grande

Foto: Reprodução

O prefeito Kalil Baracat (MDB) lidera com boa folga as intenções de voto em Várzea Grande, conforme aponta pesquisa Percent, divulgada nesta quarta-feira (28). Os números mostram que o segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso está desprovido de oposição ao atual prefeito.

O gestor corre praticamente sozinho para a reeleição este ano, estando a frente em todos os cenários eleitorais em na Cidade Industrial.

Os únicos possíveis concorrentes são aliados do mesmo grupo político, comandados pela família Campos – do senador Jayme Campos (União Brasil), do deputado estadual Júlio Campos (União Brasil) e também da esposa de Jayme, ex-prefeita Lucimar Campos.

A pesquisa ouviu 600 pessoas nos bairros e zona rural de Várzea Grande, entre os dias 19 e 21 de fevereiro. O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro de 3,99% para mais ou para menos. A sondagem está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 02290/2024 MT.

ESPONTÂNEA

No primeiro cenário, foi perguntado em quem os eleitores votariam se a eleição fosse hoje – sem apresentar nomes.

Kalil Baracat lidera com 16%, seguido do deputado estadual Fabio Tardin, o Fabinho, com 8,5%; Lucimar Campos com 2,2%; Tião da Zaeli tem 0,7%; o próprio senador Jayme Campos surge com 0,7%; seguido por Flávio Vargas com 0,8%, Bruno Rios com 0,5%, Flávia Moretti, Freide Empallador e Padre Paulo com os mesmos 0,2%.

Na estimulada 2, o Instituto Percent retirou o nome de Kalil. Nesse cenário é possível perceber que mesmo sem a presença do atual gestor, o grupo liderado pela família Campos se mantém a frente das intenções de voto.

Lucimar apresenta 32,5% de preferência; seguida de Fabinho com 16%. O ex-prefeito, Tião da Zaeli, oposição declarada ao atual gestor, surge só em 3º lugar com apenas 6,7% de apoio popular. Flávio Vargas (5,7%) e Bruno Rios (1,8%) fecham a lista.

Nesse cenário, sem a ex-prefeita da cidade, Lucimar Campos, o atual chefe do Executivo volta a liderar a corrida pela sua reeleição, com 38,8% dos votos.

Se houvesse um “repeteco” de 2020, quando o atual prefeito enfrentou o empresário, Flávio Vargas, Kalil teria 44,% contra 12,2% de Frical.

Num enfrentamento direto ao ex-prefeito, Tião da Zaeli, o cenário é praticamente idêntico ao acima citado. Kalil abocanhou 44,5% contra 12,2% de Tião.

Caso a ex-prefeita resolvesse peitar Baracat, ela seria derrotada. Pelos números da Percent, Kalil chega a 34,5% das intenções contra 26,8% de Lucimar. “Percebemos pela primeira vez que a ex-prefeita desidratou na nossa pesquisa. Nas sondagens anteriores, o patamar era bem diferente. Descobrimos que a mudança para Cuiabá, não foi bem digerida pela população local”, explicou Ronye.

Rejeição

Entre os nomes apresentados ao eleitorado, Kalil é o mais rejeitado com 14,2%. Tião teve a recusa de 7,8%, seguido por Lucimar com 6,8%.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet