Mato Grosso,
Domingo,
28 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

12/03/2024 | 09:21

Botelho dispara em pesquisa eleitoral em Cuiabá

Em um dos três cenários analisados, Botelho desponta como potencial vencedor ao Alencastro já no primeiro turno

TVMais News

Botelho dispara em pesquisa eleitoral em Cuiabá

Foto: Reprodução

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (União), surge como favorito em todos os cenários possíveis na disputa pela Prefeitura de Cuiabá, conforme revela a mais recente rodada de pesquisas do Instituto MT Dados, divulgada nesta terça-feira (12).

Em um dos três cenários analisados, Botelho desponta como potencial vencedor para ao Alencastro já no primeiro turno. Na modalidade estimulada os eleitores apontam o deputado Botelho (UB), com 33% das intenções de votos, o deputado federal Abilio Brunini (PL), aparece com 19% das intenções de votos. Já o deputado estadual Lúdio Cabral do PT, figura com 14%.

Em quarto lugar vem o vice-prefeito José Roberto Stopa com 6%. O deputado Juca do Guaraná (MDB), aparece com 4% das intenções de votos, em último lugar vem o Pastor Ritella do PRTB com 1%.
A pesquisa aponta ainda que 17% dos eleitores não souberam responder em quem votaria. Cerca de 5% disseram que votariam branco ou nulo.

Em um segundo cenário, sem a participação de Stopa e Ritella, com Lúdio confirmado como candidato da Federação Brasil da Esperança, Botelho mantém sua liderança com 34% das intenções de votos, seguido por Abílio com 19% e Lúdio com 15%. Juca do Guaraná aparece com 4%. Brancos e nulos somaram 7%, e 20% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Neste cenário cerca de 20% dos entrevistados não disseram ou não souberam em quem votaria para prefeito da capital. Neste caso sobre para 7% o número de votos brancos e nulos.

A pesquisa também criou um terceiro cenário sem o pastor Ritella, e Lúdio Cabral, para apresentar os nomes a população cuiabana. Neste terceiro teste Botelho subiu para 38% das intenções de votos, Abilio estacionado com 19%, Stopa fica com 7%, e Juca com 5%.

Neste gráfico cerca de 22% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder o questionário elaborado pela MT Dados. 9% votariam branco ou nulo.

Em cenários de segundo turno, Botelho lidera confortavelmente contra Abílio (45% a 21%), Lúdio (44% a 18%) e Stopa (49% a 8%). Sem Botelho, Abílio vence Lúdio por uma margem estreita (25% a 24%), enquanto Lúdio supera Stopa com uma diferença significativa (27% a 11%).

Quanto à rejeição, Abílio lidera com 22%, seguido por Juca do Guaraná (14%), Lúdio (13%) e Stopa (8%). Botelho é o candidato com menor rejeição, com apenas 5%.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados, Botelho é citado por 18,3% dos entrevistados, seguido por Abílio (10,9%), Lúdio (8,9%), Stopa (2%) e Juca (1,3%).

A pesquisa entrevistou 1.060 eleitores de Cuiabá entre os dias 7 e 10 de março, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiança de 95%. 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet