Mato Grosso,
Sábado,
4 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

10/04/2024 | 10:08

​Júlio Campos vence disputa e é reeleito para comandar a CCJR

TVMais News

​Júlio Campos vence disputa e é reeleito para comandar a CCJR

Foto: ALMT

O deputado estadual Júlio Campo (União) foi reconduzido ao cargo de presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Mesmo diante de toda articulação para impedir a recondução, o parlamentar conseguiu se manter no cargo. Com isso, ele continuará conduzindo os trabalhos da CCJR no Parlamento Estadual por mais dois anos (2024-2025), e terá como vice-presidente o deputado Diego Guimarães (Republicanos).

A eleição foi realizada na tarde desta terça-feira (09), após a instalação da CCJR, que ainda terá como integrantes titulares os deputados Dr. Eugênio (PSB), Thiago Silva (MDB) e Sebastião Rezende (União).

A disputa interna pela presidência da CCJR foi debatida nos bastidores. Vale lembrar que, havia toda uma articulação para tirar ele da presidência da CCJ, tendo em vista a sua dura atuação frente ao grupo no último biênio. Julio Campos, inclusive, saiu do bloco governista na formação para este segundo biênio, e passou a compor o bloco independente e conseguiu ser indicado para permanecer na Comissão.

O líder do governo, deputado Dilmar Dal Bosco (União), e o deputado Diego Guimarães, propuseram a indicação de Guimarães ao cargo, mas sem consenso.

Diego ainda insistiu e tentou convencer Júlio a desistir em uma reunião realizada pouco antes da CCJR, realizada na Presidência da ALMT, com a mediação do deputado Eduardo Botelho (União), mas não obteve êxito. Para tentar pacificar a situação, deputado Dr. Eugênio [sucessor natural, pois era o vice-presidente no ano passado] abriu mão de uma possível candidatura à presidência ou à vice-presidência em favor de Diego Guimarães e a chapa foi eleita com os votos de Sebastião Rezende, Thiago Silva, Dr. Eugênio e Júlio Campos.

Após a eleição, Júlio Campos destacou a importância dos trabalhos da CCJR na apreciação das principais pautas de interesse, tanto da população, quanto de outros Poderes. “Tivemos uma gestão democrática, demos a oportunidade para os deputados pudessem relatar os projetos, manifestar seus posicionamentos e garantir que a população pudesse acompanhar tudo pelos canais de TV, internet e rádio. Acabaram as reuniões fechadas”.

Apesar de ser base do governador Mauro Mendes (União), o deputado garantiu que vai manter sua postura de independência no julgamento do governo.

"Tem determinados projetos, determinadas leis, que tem que ser dialogado, não imposto, aliás, uma das reclamações que o deputado Dilmar Dal Bosco tinha com o meu nome para continuar presidente desta comissão é justamente dizer que eu era muito independente", afirmou.

A CCJR é a comissão mais importante da Casa de Leis estadual, afinal, toda proposta legislativa deve passar por ela. Na comissão, os parlamentares analisam a constitucionalidade da proposta e a aprovação ou não da lei pode servir como moeda de troca política junto ao Poder Executivo estadual.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet