Mato Grosso,
Quarta-feira,
1 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

04/02/2019 | 09:18

Para participar de maior festival de dança do mundo, grupo de siriri faz vaquinha online

Olhar Direto

Para participar de maior festival de dança do mundo, grupo de siriri faz vaquinha online

Foto: Reprodução

Há cinco anos, o grupo de siriri “Flor de Atalaia” leva por meio da dança a cultura regional mato-grossense para outros estados e países. Agora, o desafio do grupo é participar do Festival de Dança de Joinville (SC), em julho. Definido como o maior evento de dança do mundo, em número de participantes, o Flor de Atalaia conta com uma "vaquinha" online para conseguir custear a viagem.

De acordo com o livro Guinnes dos Recordes, o Festival de Dança de Joinville já contabilizou cerca de 4,5 mil bailarinos. Para a presidente do Flor de Atalaia, Cristina Zuina, o evento é importantíssimo para garantir uma experiência única para o grupo, além de voltar os olhos do mundo para uma dança tradicional mato-grossense.

“A gente acompanha pela internet os festivais que acontecem no Brasil, e achamos interessante essa oportunidade que a gente podia ter de conhecer e vivenciar essa experiência no festival. Até porque, ele é competitivo, então dá um feedback legal pro próprio trabalho que a gente está fazendo, avaliado por profissionais da dança e por pessoas que acompanham o segmento”, explica.

O Flor de Atalaia já participou de festivais no Rio de Janeiro, Campo Grande (MS), Rio Grande do Sul, São Paulo e até mesmo na Argentina. Entretanto, com cerca de 40 pessoas envolvidas no grupo, seja com a dança e a música, o principal desafio para participar dos festivais é o custeamento da locomoção. Para esse festival, estima-se que as despesas ficam na casa de R$ 30 mil.

Nos outros eventos, eles já chegaram a vender sabão artesanal, feito com óleo de cozinha, além de canecas, pastéis e as tradicionais rifas. Por ideia de um amigo, Cristina conta que eles resolveram apostar na vaquinha online, plataforma que recolhe doações de quaisquer valores, com uma data definida para bater a meta.

“Eu não tinha conhecimento da vaquinha, mas um amigo me sinalizou, e disse que não custava nada fazer o cadastro e arriscar. Então a vaquinha vai auxiliar a gente”, conta Cristina. Além da vaquinha, eles ainda vão vender rifas, o que ela acredita ser uma boa alternativa, por envolver mais o “corpo a corpo”.

A vaquinha foi aberta no dia 21 de janeiro, e encerra em 21 de fevereiro. Até o fechamento dessa matéria, R$ 400 foram arrecadados.

Um bazar também será realizado, no dia 16 de fevereiro, no quintal da casa onde eles realizam os ensaios.

Para doar, acesse o
site da vakinha online.

Festival de Dança de Joinville

O festival ocorre todos os anos no mês de julho. Foi criado em 1983 pelo professor de balé Carlos Tafur e pela artista plástica Albertina Tuma. Cada edição do festival dura em torno de duas semanas, geralmente nas duas últimas semanas de julho. Junto com o festival, vários outros eventos acontecem, como a Mostra de Dança Contemporânea, o Festival Meia Ponta, a Feira da Sapatilha, o Encontro das Ruas, Rua da Dança, Palcos Abertos e Passarela da Dança.

Serviço

Data: 16 de fevereiro (sábado)
Endereço: R. C, 250 - Parque Atalaia, Cuiabá - MT, 78095-030
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet