Mato Grosso,
Sexta-feira,
26 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

22/03/2019 | 08:38

60% das meninas de 7 a 14 anos sofrem abusos, diz MPE

MPMT

60% das meninas de 7 a 14 anos sofrem abusos, diz MPE

Foto: Reprodução

Segundo dados da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente, em Mato Grosso, durante 2018, a cada 5 meninas de 7 a 14 anos, 3 sofreram algum tipo de abuso sexual, que incluem passar a mão nas partes íntimas, forçar beijo e até o estupro. Para os meninos na mesma faixa etária, os abusos ocorrem em dois a cada 6 menores.

 Para o coordenador da Procuradoria, Paulo Prado, os dados alarmantes fazem parte da realidade do estado, especialmente nos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e regiões de garimpo.

“São dados que assustam. Regiões com baixo desenvolvimento econômico e de garimpo tem altos índices de prostituição e exploração infantil, porque é onde esses aproveitadores conseguem atuar. Da mesma forma, nos municípios onde a prefeitura atua com mais intensidade, esse tipo de situação tende a diminuir”, explica o procurador.

 Entre as medidas que podem ser feitas para a redução desses índices, Prado afirma que é preciso conversar e orientar os menores. “A gente tem que orientar essas crianças. Porque muita menina está sendo abusada e não sabe, porque é um tio, pai, e pela relação de confiança e ingenuidade não entendem como abuso”.

 Ele enfatiza que a prevenção é a melhor arma contra esse tipo de crime, não só nas famílias, mas também na escola, pois a maior parte dos abusos acontece dentro de casa. “A orientação sexual tem que existir como forma de prevenção”.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet