Mato Grosso,
Sábado,
4 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cuiabá 300 anos

22/04/2019 | 08:17 - Atualizada em 22/04/2019 | 08:35

Bairro do Porto era onde morava a elite cuiabana, conheça a história

Geiseane Lemes – Redação TVmaisnews

Bairro do Porto era onde morava a elite cuiabana, conheça a história

Foto: Reprodução

O bairro do Porto é um dos mais antigos da capital. As transformações começaram dois anos depois da fundação do arraial do Bom Jesus de Cuiabá, por volta de 1721, no século XVIII. Para resumir a história, mais ou menos um século depois das descobertas do ouro na prainha, próximo da igreja do rosário, o Porto passou a receber muitos navios carregados de vinhos, seda, porcelanas e mantimentos para abastecer a cidade.

Porque Porto?

Foi ali que as primeiras embarcações chegaram por esses lados. Só não virou o ponto central do povoado quando da chegada dos bandeirantes por conta do descobrimento da lavra do Sutil, no local onde hoje está a igreja do Rosário. No Porto chegavam e partiam os bandeirantes paulistas que vinham do rio Tietê.

           
Quando os navios aportavam, a população se aglomerava no Cais do Porto, seja para recepcionar os filhos, parentes e visitantes, mas também para receber a correspondência acondicionada em malotes.
 
            
                                                         Cais do Porto/Foto Reprodução

Na época haviam dois pequenos povoados, um nas proximidades da mina de ouro e outro, o Porto Geral, como era chamado, na margem esquerda do rio Cuiabá. Os quatro quilômetros que os separavam eram cortados por dois caminhos, que muitas décadas depois se transformariam na avenida XV de Novembro e na rua 13 de Junho.

Avenida 15 de Novembro


                                              Avenida 15 de Novembro

Na rua Larga, hoje a 15 de Novembro, foram abertas as primeiras pensões e hotéis, ali já foi residencial, inclusive, o bairro era o lugar onde a elite cuiabana morava. Onde surgiram as primeiras famílias importantes de Cuiabá, como a família Rodrigues, Mecchi, Alves Correa, Figueiredo, Chico Pinto, Metello, Neco Moreira, Manuco de Moraes, Nadaf e, tantas outras cujos ramos existem até hoje, alguns ainda residindo no bairro.
              
A Avenida 15 de Novembro mudou sua denominação em homenagem à Proclamação da República. Em 1968, a Avenida foi arborizada e asfaltada até a Ponte Júlio Müller. Atualmente. Hoje a Avenida 15 de novembro, transformou-se em ponto comercial da cidade. 
 
                 
              

Sesc Arsenal

O arsenal da marinha foi instalado no bairro e funcionou ativamente durante a Guerra do Paraguai, depois foi transferido para Ladário, hoje, Mato Grosso do Sul. O prédio que foi instalado pelo exército para arsenal de guerra, atualmente  é um importante centro cultural administrado pelo SESC. O prédio ao longo do tempo sofreu transformações, mas ainda mantém os traços da arquitetura original.
          
                 
                                               Arsenal de Guerra/ Foto Reprodução

Criado, antes, com o nome Real Trem de Guerra, por Carta Régia de Dom João VI em 1818, o Arsenal de Guerra foi destinado a um estabelecimento militar para o conserto e fabricação de armas. Teve iniciada a construção em 1819, durante o governo do 9° e último Capitão General de Mato Grosso, Francisco de Paula Magessi Tavares de Carvalho, vindo a concluir-se em 1832, quando foi inaugurado.
Em 15/11/1831 por determinação de lei foi criado o Arsenal de Guerra da Província de Mato Grosso. O edifício foi posteriormente ampliado e adaptado para funcionamento do Arsenal de Guerra e os varandões dos flancos foram construídos em 1848.
      

O Arsenal de Guerra foi tombado como patrimônio histórico da capital mato-grossense, em 1984. Cinco anos mais tarde, foi entregue ao Sesc. A instituição promoveu reformas, que duraram até 2001. Atualmente, o centro cultural Sesc Arsenal conta com teatro, salão social, galeria de arte e salas de dança e cinema.

O bairro ainda guarda construções seculares; como o Mercado do Peixe, hoje conhecido como Museu do Rio. A igreja de São Gonçalo, construída à pedido então governador José Carlos Pereira, ainda no século XVIII. A imagem de São Gonçalo só foi colocada na torre no dia 17 de setembro de 1916, graças à colaboração do casal Francisco Laraya e Rosalina Dorsa. Deve se lembrar que o bairro do Porto também era chamado de Distrito de São Gonçalo.

Mercado do Porto

           
O Mercado Varejista Antônio Moisés Nadaf, no tradicional Bairro do Porto, em Cuiabá, existe há 25 anos. Inaugurado em 1995, pelo então prefeito José Meirelles, ocupa uma de 26.480 metros quadrados da área do “Campo do Bode”, abrigando açougue, aves, peixes de todos os tipos, além de hortifrutigranjeiros.
        
Atualmente o local é um dos mais visitados da Capital por turistas que busca de conhecer produtos os produtos regionais e agora redescoberto pelas novas gerações, gente que chega de madrugada atrás dos caldos servidos pelas lanchonetes e restaurantes, que ainda funcionam na hora do almoço ou até mesmo para saborear um pastel com caldo de cana.
O espaço passará pela primeira reforma, a ordem de serviço já foi autorizada pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

O projeto prevê novas instalações hidráulicas e elétricas. Além disso, o novo mercado terá duas praças, uma para eventos e outra de alimentação. Também serão criados espaços específicos para motos e bicicletas e os ônibus de viagem também terão lugar reservado.
            


Orla do Porto

A orla do rio Cuiabá inaugurada em 2016 foi construída em uma extensão de 1.3km, as margens do a Avenida Beira Rio, e se estendeu até a Praça Luís Albuquerque, em frente ao antigo Museu do Rio.
             
                                   Orla do porto antes da reforma
                      
A obra resgatou a paisagem histórica da região do Porto e trouxe de volta a atenção dos cuiabanos ao Rio Cuiabá. O local tem réplicas dos Casarões antigos, uma marca registrada da Capital no período colônia, os Casarões ficam abertos somente as sextas-feiras das 16h às 22h. 
        
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet