Mato Grosso,
Sábado,
4 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cuiabá 300 anos

26/04/2019 | 12:33 - Atualizada em 26/04/2019 | 12:52

Curiosidades da Culinária típica Cuiabana

Geiseane Lemes - Redação TVmaisnews

Curiosidades da Culinária típica Cuiabana

Foto: Reprodução

As comidas típicas da Capital mato-grossense possuem origem Portuguesa, Africana, Espanhola e Indígena. Claro que com a junção dessas origens, surgiram diversas comidas que só em Cuiabá é possível encontrar. 

Cuiabá é uma cidade quente e os moradores tem o hábito de comer peixe. Encontra-se variados tipos de pratos, principalmente,  na regiao ribeirinha, onde há fartura do alimento.


Em homenagem aos 300 anos de Cuiabá, confira algumas comidas tradicionais da região:





Cabeça de Pacu e a lenda

            

 O pacu é um peixe de fácil adaptação, chegando a pesar até 10 kg, o mais comum é chegar até os 8 kg. São praticadas duas formas de captura. Na batida com vara de bambu, iscada com frutas (tucum, laranjinha ou jenipapo) ou pesca apoitada com isca de caranguejo. Sua carne saborosa ganhou fama em quase todo o país.
 
Diz a lenda de cabeça de Pacu diz que aquela (e) que aqui chegar e comer da cabeça de Pacu jamais daqui sairá se caso for solteiro (a) casará com uma cuiabana (o), se for casado estará condenado a viver pelo resto de sua vida aqui, está com certeza é uma lenda que pode ser comprovada pelos milhares de habitantes que aqui vivem e adotaram Mato Grosso para ser a sua terra de coração.

Maria Isabel
                    
O arroz com carne de sol que, segundo alguns pesquisadores, é típico da região centro-oeste e nordeste do Brasil. Sem condições de adquirir alimentos e produtos de fora, os cuiabanos tiveram que consumir somente o que cultivavam durante a Guerra do Paraguai, entre os anos 1864 e 1870. Desse isolamento surgiram alguns pratos típicos da região, como a carne com arroz, denominada ‘Maria Izabel’, e a carne com banana verde.


Durante a guerra do Brasil, Uruguai e Argentina contra o Paraguai, foram suspensas as navegações pelos rios Paraguai, Cuiabá e Paraná. Com isso, a economia ficou parada. “O arroz era produzido às margens do Rio Cuiabá e se criava gado. Então, surgiu a Maria Izabel”, disse o cuiabano.

Furrundum
                   
Furrundum ou furrundu é um doce típico da culinária da baixada cuiabana e também da região do pantanal mato-grossense . Também é facilmente encontrado na culinária do Vale do Paraíba. É feito de cidra ralada ou de mamão verde ralado com rapadura derretida ou açúcar mascavo.

O Furundu é um dos doces mais tradicionais da região do Pantanal, feito com canela, rapadura e mamão verde ou pau do mamoeiro.

Bolo de Arroz e Dona Eulália
                              
Uma das receitas tradicional mais apreciada da Culinária Cuiabana é bolo de arroz; que também leva farinha de mandioca, açúcar e coco ralado. O famoso Bolo de Arroz Cuiabano é um dos quitutes tradicionais da culinária Mato-Grossense, é feito há mais de 55 anos pela aposentada Eulália Soares, conhecida moradora do bairro Lixeira, na região central de Cuiabá.

O bolo de arroz cuiabano foi declarado como prato típico do Estado de Mato Grosso em 2017.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet