26/11/2019 | 11:32 - Atualizada em 26/11/2019 | 12:23
Alunos de escola estadual sobem Morro de Santo Antônio por iniciativa de professores
Geiseane Lemes - Repórter TV Maisnews
Foto: Arquivo Pessoal/Eliane Alves
Alunos da Escola Estadual Dr. Fenelon Müller, em Cuiabá, participaram de uma aula no campo no dia 21 de novembro. A atividade foi subir os 500 metros do Morro de Santo Antônio. O local possui uma das mais lindas vistas de Cuiabá e é uma das atrações mais procuradas pelos aventureiros de plantão.
A iniciativa foi dos professores Eliane Cristiane Alves do componente curricular Educação Física e do Marks Willian do componente curricular Ciência. “Realizamos a aula de campo do projeto interdisciplinar da unidade temática de práticas corporais, meio ambiente e saúde, onde de acordo com o documento de referência curricular para Mato Grosso foi sugerido na consulta pública”. Disse Eliane.
O objetivo é fazer a integração do homem com a natureza, ou o homem que se utiliza do seu ambiente para a prática de atividades físicas. A professora tem a prática de subir o morro além de fazer outros esportes como a corrida, bike, dança e funciona.
Além da beleza e importância na conservação de suas espécies o Morro é um dos melhores locais de Santo Antônio do Leverger para a prática de esportes ne montanha, caminhadas e apresenta uma das melhores vistas do rio e da cidade de Cuiabá.
“A aventura na natureza, buscando como habilidade para os nossos alunos experimentar e fruir diferentes práticas de aventura, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais, respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos de degradação ambiental”. Comentou Eliane.
Tombado como Monumento Natural do Estado em 2006, o Morro de Santo Antônio, localizado a 27km de Cuiabá, se tornou uma unidade de conservação com potencial turístico e cultural. Teve papel fundamental na história do Estado.
Os estudantes subiram o trajeto por trilhas por isso a temática escolhida foi o treking (caminhada pela natureza “ trilha”). Participaram alunos que estão em fase de conclusão do ensino fundamental, nonos anos A e B do período vespertino. Na rede social, a professora publicou a hashtag #escolapublicadequalidade. A ideia foi proveitosa pelos alunos e satisfatória para os professores.