Mato Grosso,
Quinta-feira,
10 de Outubro de 2024
informe o texto a ser procurado

Entrevistas

21/08/2020 | 09:19

Querência se torna cidade modelo na região do Araguaia

Caio Dias

Querência é um dos melhores municípios da região do Araguaia, a prefeitura tem uma aprovação de 90%, e a produção do agronegócio fazem o PIB da cidade ser um dos maiores da região. Por isso vamos conversar com o prefeito da cidade Fernando Gorgen.

Querência é o município que mais cresce na região do Araguaia, tem a sua administração com 90% de aprovação e o PIB do município passa  de 2 milhões. 

“Querência com essa produção boa, a safra de soja que foi maravilhosa e uma supersafra de milho, e com esses preços de soja, que passa de 2 milhões se fizer o cálculo da produção, hoje e ainda está vindo a terceira safra em Querência que são as áreas de pivô sendo instaladas, então, Querência é muito promissora, uma terra abençoada por Deus”. Comentou o prefeito.

Distante 970 Km de Cuiabá e 840/842 km de Goiânia, os serviços da região não só Querência mas a região do Araguaia, muitas pessoas buscam os serviços em Goiânia uma vez que precisam ir à Barra do Garças e chegando em Barra está 300 km de Goiânia e 500 km de Cuiabá?

“Eu acho que nós lutamos muito inclusive no outro mandato de prefeito, para que fosse asfaltado MT 021, um grande sonho daquela região é o asfaltamento da 242 interligando 158/163. As pessoas pensam as cidades do Araguaia são  muito preparadas, mas eu diria que a cidade mais beneficiada com essa ligação será Cuiabá, é a capital e a nossa vai deixar 16 municípios da região Araguaia 200 e poucos quilômetros mais perto da capital, e Goiânia vai deixar de ser a capital do Araguaia e Cuiabá vai ser daí a capital, nós podemos ficar mais perto do  que de Goiânia então a rodovia é um sonho muito grande para região, a interligação da 158 com a 163 e a 020 sendo asfaltada interligando a capital vai ser bom para o estado inteiro”.

Hoje é difícil, a pessoa não vai até Cuiabá, ainda mais 150 km, 150 km para ir, 150 km para voltar, são 300km aí a pessoa opta por ir à Goiânia né?

“Araguaia nos governos passados, ficou uma região muito esquecida, onde tinha um lema que era falado: “Do vale dos esquecidos”, mas agora chegou a vez do Araguaia, pena que tem esse trecho da 158, cerca de 124km não asfaltados ainda e no centro do Brasil, aquele trecho parece o fim do mundo”. Declarou o prefeito.

E como estão as tratativas para o asfaltamento desse trecho?

“Estão se falando do contorno, onde acho um absurdo gastar 700, 800 milhões, onde se poderia fazer uma rodovia com 120, 130 milhões no máximo. Traçado que foi aberto pelos militares, já tem mais de 60 anos da estrada, infelizmente os falsos ambientalistas patrocinados por dinheiro de outros países, que travam a logística brasileira e tem muita força. E em Brasília é muito fácil atrapalhar, mas é muito difícil ter alguém para ajudar, e as pessoas que atrapalham tem muita força, e estão aí conseguindo. Tomara que saia o contorno, para que finalmente interligue e melhore essa logística, mas o que as BRs, estradas federais do Brasil são de logísticas, e as estradas estaduais são para ligar as cidades, está se buscando fazer o contorno para essas interligações, mas esquecendo da verdadeira função das BRs que é fazer a logística. Mas quero que saia o contorno”. Declarou o prefeito. 

Qual o maior desafio de conciliar o desenvolvimento agrícola com o desenvolvimento do meio ambiente?

“Querência é um exemplo disso, vivem em harmonia, o agronegócio está no Parque Nacional do Xingu, nunca tivemos conflitos onde os índios respeitam a divisa, os fazendeiros respeitam a divisa e vivem harmoniosamente, então é muito tranquila a convivência. E o agronegócio com a chegada do plantio direto, um dos maiores inimigos é fogo e então não parte do fazendeiro jamais fazer fogo, para atingir o parque e muito pelo contrario ele ajuda a combater o fogo, que venha a ser feito para atingir o parque. Então o agricultor é o verdadeiro protetor da natureza e há uma campanha, um projeto em andamento de recuperação em 100% das apps em Querência, então para proteger a fauna, flora e água imediatamente”. Declarou o prefeito.

O IBAMA na região melhorou no governo Jair Bolsonaro, ou se mantem a mesma coisa?

“Eu não vi melhora, eu fiquei muito surpreso em meio a uma pandemia, multas e dinheiro não tem para comprar respirador, mas tem para pagar hotel, pagar 6, 7 camionetes para fiscalizar pequenos produtores que estão lutando para sobreviver no seu lote. Ainda não vi melhorias, eu questionei inclusive quando vi camionetes da Sema, onde liguei para o chefe da casa civil, questionando como tem recursos para isso, quem está pagando por isso, essas fiscalizações. Mas ao invés de ter uma ação para legalizar isso, onde os produtores não invadiram as áreas,  eles foram colocados lá pelo INCRA porque não são posseiros, são assentados pela reforma agraria, se foram colocados lá é para produzir, porque ninguém foi colocado no meio da mata para sobreviver da mata, e se o governo federal colocou eles lá e o próprio governo federal multa, vem o questionamento de porque estão lá. Então tem que ter uma ação política, mostrar os fatos, tirar os falsos ambientalistas do meio, porque tem os corretos mas tem outros que são lobos vestidos de cordeiro, pagos de forma internacional para inviabilizar o grande produtor de alimento que é o Brasil, onde sustenta o pais é o agronegócio, e junto com o agro, é do micro e pequeno produtor também, pois esse é o grande penalizado por essas ações”. Declarou o prefeito. 

A queimada ainda é um instrumento para o agricultor ou não mais?

“Na produção de grãos, que é o caso de Querência, o fogo é um grande inimigo do produtor hoje, um equipamento que nunca se preocupava em comprar nas fazendas eram caminhões pipas, tanques com bombas de longo alcance para combate o fogo, planejando as colheitas de milho, onde se faz só a noite de medo do fogo, orientando e realmente trauma de fumantes, dentro de caminhões velhos e soltando faíscas. Então o fogo é um grande inimigo do produtor moderno, do produtor de plantio direto, do produtor de grãos, porque a área que houver queimadas, a quebra de produção no próximo ano chega até 30% e isso não contando toda erosão que se deve por vento, onde ele leva as cinzas, natas e o adubo a irem embora. Então o fogo é um grande inimigo do bom produtor hoje”. Declarou o prefeito.

E como está o trabalho de proteger e orientar os moradores da covid-19?

“Querência foi o primeiro município na região do Araguaia que teve os primeiros contaminados, uma ligação direta com os portos, que Querência tem, porque o município é o terceiro maior exportador de grãos de Mato Grosso e os primeiros contaminados foram justamente essas pessoas, que tinham ligação com o porto. Onde os motoristas retornaram trouxeram os primeiros casos de covid. Eu diria que hoje tem duas mentiras no combate a Covid-19 a primeira: “Fique em casa”, porque essa orientação é para quem não tem o que fazer, mas para quem sentir qualquer sintoma, não pode ficar em casa procure uma ajuda médica, essa é a grande mentira pois não pode ficar em casa, procure um médico. A segunda grande mentira é do teste rápido o teste que leva até 15 dias para ficar pronto, porque se depender do teste rápido morre a maioria, o diagnóstico precoce, alias sempre a medicina precoce, diagnóstico preventivo sempre teve um grande resultado. Por isso em Querência, 100% dos casos diagnosticados cedo, foram curados, exames de sangue aparecendo uma alteração, a pessoa faz tomografia porque todos os óbitos de Querência, e também do estado acontecem pelo pulmão e a tomografia é uma ferramenta muito importante, para o diagnóstico precoce. Onde graças a Deus temos um tomógrafo funcionando em perfeito estado, e assim conseguimos salvar muitas vidas”. Finalizou o prefeito.

 

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet