Caio Dias
O município de Luciara, 1025 km de Cuiabá, é uma das poucas cidades em Mato Grosso, que registra poucos casos de Covid-19. A receita para conseguir controlar a proliferação segundo o prefeito é a parceria da prefeitura da cidade, com os moradores e uma barreira sanitária de monitoramento na rodovia MT 100, porta de entrada para Luciara.
Por isso vamos conversar com o prefeito de Luciara, Fausto Aquino.
Como conseguiram controlar a proliferação de casos na cidade?
“A principal atitude que a gestão atual teve, foi colocar a barreira sanitária, onde para entrar no município é feito um pré-cadastro, e isso facilita o controle dos moradores no município”. Comentou o prefeito.
Oficialmente na lista do governo do estado, é colocado apenas um caso, esse dado é verdadeiro ou tem mais casos?
“Oficialmente tem realmente um caso, o segundo caso foi uma indígena que foi notificada no estado de Tocantins onde já estava em tratamento. Porém ela veio visitar uma aldeia de alguns familiares dela, e acabou sendo notificado no município de Luciara, porém ela já estava em fase final de tratamento”. Comentou o prefeito.
Como a população tem participado das ações de combate feito pela prefeitura?
“São poucas as pessoas que ainda não entenderam a questão do distanciamento social, a maioria tem participado de forma ativa, porque quando aparece um caso do coronavirus, se precisar decretar o toque de recolher, eles vão participar, pedimos para não aglomerar e até fazemos anúncios volantes, e a população está contribuindo. Temos um disk aglomeração, duas equipes volantes com enfermeiros, visitando as pessoas e vemos que isso é o que mais está ajudando e marcar também a participação da policia militar que ajuda bastante no enfrentamento”. Comentou Prefeito Fausto
A cidade de Luciara é próxima a São Felix do Araguaia, porém lá foi decretado o Lockdown. São duas realidades distintas correto?
“São Felix é uma referencia regional, temos postos bancários do Banco do Brasil e Bradesco, porém as agencias são em São Felix do Araguaia, fica difícil até ter o controle das pessoas que estão entrando lá, grupo de gestão ali e a facilidade de Luciara é ser um pouco menor onde tentamos conscientizar, principalmente os familiares para estarem escolhendo outra data para virem nos visitar”. Declarou o prefeito.
A prefeitura pretende intensificar as ações para evitar que os números cresçam?
“Agora temos esse caso na aldeia São Domingos, onde pretendemos ainda essa semana, ir até a aldeia e fazer os testes em massa, para verificar se tem apenas uma pessoa contaminada. Eu acho que vamos com certeza manter esse numero, a população é a peça fundamental para não aumentar os casos de corona no município, com certeza 99% é a participação da população”. Comentou o prefeito.
E o turismo na cidade, foi fechado ou se manteve normal?
“Isso é um fato que com certeza, gerou certa expectativa das pessoas porque nessa época da pesca, Luciara é famosa, as pessoas vem de São Paulo, Paraná mas criamos a seguinte estratégia: Ficou proibida a pesca no município para quem não for morador de Luciara, depois disso criamos um protocolo para as pousadas para podermos receber algumas turmas de pescadores, mas essas pessoas fazem um cadastro prévio, elas vem com um teste feito em suas cidades, ao chegar na cidade realizam outro teste aqui, não podem sair das pousadas, o comercio leva a mercadoria até a pousada e por isso não tem o tráfego de pessoas dentro do município. Então essa mudança que fizemos, até hoje não foi relatado nenhum caso, vindo de fora e principalmente sobre o turismo”. Comentou prefeito.
E os eventos no município, mudou alguma coisa?
“Foi tudo cancelado, há três décadas tínhamos o festival de pesca e da praia, cancelamos tudo e agora só ano que vem”. Comentou o prefeito.
Qual a sugestão para os prefeitos que queiram conter os casos da covid-19 em seus municípios?
“A participação do Governo Federal, foi fundamental, em parcelas pequenas o dinheiro vindo de lá, mas dentro de 5 a 6 mil por mês onde esse dinheiro, pode ser utilizado para contratação de pessoas para ajudar no monitoramento. É fácil, pois o município é pequeno e da para controlar e acompanhar, e verificar a temperatura, fazer o pré-cadastro, não é difícil e tem pessoa capacitada para isso”. Finalizou o prefeito Fausto Aquino.