Caio Dias
Em um mundo que caminha cada vez mais para o digital, as redes sociais ganharam mais forças em tempos de pandemia. Em dias que os restaurantes, lojas entre outros não podem ter aglomerações, então porque não utilizar as redes sociais para criar a sua vitrine virtual. A influenciadora digital Aymme Fernandes, foi entrevista do programa “Mais Noticias” da TV Mais, para falar de uma forma simples como usar e abusar da sua principal vitrine: “As Redes Sociais”.
Aymme tem um evento sobre casamentos e suas novidades em Cuiabá, que todos os anos tem cada vez mais pessoas, mas hoje com a proibição de aglomeração, ela se reinventou e realizou o “Save the Date” pela internet, mas será que foi fácil?
“A área de eventos foi uma das mais afetadas, dentro desse segmento, porque enfim, não está podendo ter aglomeração de pessoas e nosso evento estava marcado para junho.Há muito tempo, eu trabalho como digital influencer e sei a importância do meio digital, mas dava aquele medo de levar a transição para o online, porque eu não sabia se o público iria se adaptar, mas com o Coronavirus pensei: tenho que entrar no online agora e liguei para uma empresa de tecnologia e perguntei se existia alguma possibilidade de elaborar uma plataforma para realizar o meu evento, e eles estudaram a minha proposta e falaram que tinha como fazer. Tocamos o projeto para realizar o evento online, fizemos uma plataforma e em menos de 30 dias, porque sabia da urgência que eu necessitava para que o projeto não morresse e executamos ele online, tivemos mais de 3 mil acessos, 235 cidades, 20 países, onde as noivas do mundo inteiro fecharam casamentos aqui dentro do Brasil e o evento foi um sucesso e conseguimos reverter de não ter o evento presencial e conseguimos transferir todo o nosso negocio para o online”.
Para Aymme que já trabalha com a internet teve uma certa facilidade para se reprogramar e se reinventar, mas, e quem não é acostumado com o mundo digital? Será que alguém consegue entrar, principalmente agora em meio a pandemia?
“Se o empresário estiver muito afim de trabalhar, ele consegue reverter essa situação, as empresas que não estão se reinventando, que não estão online, que não estão presentes e aproveitaram a pandemia para simplesmente ficar no offline sem trazer nenhuma inovação e solução para o seu cliente. O seu cliente não sabe que você existe durante a pandemia e pode ter certeza que depois do online, você vai estar se vendo em uma situação muito pior do que você se encontrava antes, ou do que vai se encontrar agora porque quem não está no online, já está atrasado. “Disse Aymme
E como eles devem começar? Porque é difícil fazer uma rede social empresarial funcionar, fazer “pegar no tranco”:
“Começar trabalhando com as redes sociais, de uma forma efetiva, trazendo conteúdo de valor para sua audiência, resolvendo o problema do seu cliente mesmo não estando aberto nesse momento, resolva o que eles tem necessidade nesse momento, traga soluções estratégicas dentro da sua área e assim você conseguirá se comunicar com seu público, pois trazer essas soluções que talvez ele não veja que dentro da sua mídia social que é a sua vitrine para que ele possa querer te acompanhar” Disse Aymme.
E para finalizar, qual é o melhor caminho onde os lojistas que não conhecem o mercado tradicional, onde procurar para se reinventar?
“Comece buscando pela internet, qualquer tipo de informação que possa encontrar, busque referencias no seu setor quem é maior e referencia dentro da sua área e copia esse modelo. Se essa empresa é referencia dentro do mercado, eu vou fazer igual para que eu possa me tornar também referência, e tem que vencer o medo de se expor e se reinventar dentro da tecnologia, onde o online se torna a vitrine das lojas. Finalizou Aymme
O programa Mais Noticias acontece de segunda a sexta, sempre no canal TV Mais 17.1