Caio Dias
No combate ao coronavirus em Mato Grosso, o corpo de bombeiros faz parte do grupo de frente, na desinfecção dos principais órgãos e locais públicos, onde tem aglomeração, entregando máscaras e orientando a população da melhor forma de combater a Covid-19.
O major Henrique Faro foi o entrevistado do programa Mais Notícias, para falar um pouco sobre a forma que os bombeiros estão trabalhando durante essa pandemia.
Qual o trabalho que a instituição, Corpo de Bombeiros, está realizando em meio a pandemia?
“Estamos realizando diversas atividades, em colaboração com a secretaria estadual de saúde, onde estamos participando do projeto de entrega de máscaras com o governo do estado “Eu cuido de você e você cuida de mim”, estamos fazendo o serviço de desinfecção nos órgãos públicos, onde já fizemos em inúmeros órgãos tais como: Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de Várzea Grande e Cuiabá, além de atender outros órgãos públicos bastando apenas a solicitação ao Corpo de Bombeiros, onde iremos atendê-los.” Comentou o Major
Além disso, o Corpo de bombeiros participa ativamente da entrega de máscaras para a população do estado de Mato Grosso, quando isso acontece?
“A partir do momento que recebemos as remessas de máscaras, o corpo de bombeiros faz a distribuição. Em Várzea Grande a entrega aconteceu na Couto Magalhães, em Cuiabá foram nas localidades onde ocorrem maior aglomeração, então geralmente o que fazemos é entregar em frente às agencias da Caixa, que hoje é o local onde mais tem aglomeração, então fomos lá e fizemos a distribuição das máscaras. Nos órgãos públicos também passamos distribuindo as máscaras.” Comentou o Major
“Tem novas distribuições previstas que acontece assim que recebemos uma demanda, já agendamos logo uma data e local para distribuir. E ainda distribuímos pelo estado inteiro, não só em Cuiabá e Várzea Grande onde enviamos as remessas para nossas unidades no interior e lá eles distribuem também” finalizou.
A desinfecção dos locais públicos que o Corpo de Bombeiros faz é segura? Ela consegue limpar os locais de forma efetiva contra a Covid-19:
“Ela funciona através de uma solução de hipoclorito de sódio, entre 0,5% e 1,0%, onde é diluída em água, então os militares fazem o borrifamento dessa solução em todas as áreas de contato como: chão, maçaneta, corrimões entre outros. Muitas vezes as empresas privadas podem acrescentar até mais produtos, mas a solução de hipoclorito já é bastante eficiente.” Afirmou o Major
“Essa higienização deixará os órgãos publicos seguro, até uma próxima pessoa infectada chegar ao local. Mas ao fazer essa higienização e mantê-la com o ambiente limpo é muito simples, é com água sanitária, que a melhor forma de mantermos o local limpo onde normalmente as pessoas mais utilizam que são: Corrimões, maçanetas, nas entradas dos prédios entre outros. Então esse tipo de limpeza, regular e corriqueira já garante a segurança do local.” Comentou o major Henrique
No mês de abril deste ano, aconteceu uma reunião do Corpo de Bombeiros com o governo do Estado, onde estava planejado que o Samu retornaria para o Corpo de bombeiros, mas enquanto isso não acontece como estão as ocorrências da instituição? Muitos atendimentos?
“Ainda não retomamos o controle do Samu, pois o governador prorrogou o decreto para fazermos a gestão do Samu. Atendemos diversas ocorrências direto tais como: Incêndios, salvamento, vazamento de produtos perigosos entre outros. As ocorrências de incêndio dos primeiros 5 meses do ano, diminuíram em comparação com os primeiros 5 meses de 2019. Foi uma redução bastante elevada, até porque as pessoas ficaram mais em casa, os comércios estavam fechados, ai o número de incêndios diminuiu, mas em contrapartida o numero de acidentes domésticos pode ter aumentado, porém não temos o numero exato pois não somos nós que realizamos os atendimentos é o Samu. É possível este aumento porque as crianças que estariam nas escolas, acabam ficando em casa e os pais e responsáveis acabam tendo que ter atenção redobrada pois o ambiente residencial é o ideal para acidentes domésticos” completou
Os prefeitos dos municípios de Mato Grosso, incluindo o de Cuiabá, estão começando o processo de reabertura de praticamente o comércio por inteiro. Esse é o caminho?
“Acredito que sim, porque cada prefeitura, cada prefeito sabe das condições reais do seu município, sabe da situação e da capacidade da saúde, então ele é a pessoa ideal para promover a reabertura do comércio de forma lenta e gradual de cada município, então eles estão fazendo corretamente. Obviamente todo comércio terá que adaptar a sua biossegurança e distanciamento social e claro com responsabilidade.”
E qual a orientação do Corpo de Bombeiros para a população se cuidar durante a pandemia do Coronavirus, agora que esse é novo normal:
“A primeira recomendação é se não tem álcool em gel, mas tem uma pia com água e sabão, lave bem as mãos com água e sabão, pois é tão eficiente tanto quanto o álcool em gel ou até mais, então sempre lave as mãos. O aperto de mãos temporariamente estará fora da nossa realidade, então será o novo normal, manter o distanciamento social, principalmente no trabalho com 1,5 a 2 metros por pessoa. Outra recomendação é manter as residências limpas, quando você chega em casa é importante deixar o calçado fora de casa, trocar de roupa fora de casa se possível, assim que entrar dentro de casa já tomar um banho para não contaminar as pessoas que estão dentro de casa. E obvio se puder fique em casa! Claro que tem trabalhadores que não podem ficar em casa porque tem que trabalhar, mas se puder fique em casa e se não puder trabalhe com responsabilidade” finalizou o Major