Mato Grosso,
Segunda-feira,
14 de Outubro de 2024
informe o texto a ser procurado

Entrevistas

16/07/2020 | 17:59 - Atualizada em 16/07/2020 | 23:32

SEDUC retoma aulas não presencial em Agosto

Caio Dias

A secretaria estadual de educação de Mato Grosso, começa a colocar em prática o plano de volta as aulas na rede estadual, mas apenas na modalidade online a partir do dia três de agosto. Isso porque ainda está proibido o retorno presencial, mas como isso acontecerá para os alunos que não tem facilidade com a internet, e os alunos que nas cidades do interior que não tem internet. A secretária estadual, Marioneide Kliemaschewsk vai nos responder todas essas dúvidas. 

A secretaria já está pronta para o retorno?

“Eu quero dizer que essa retomada de aulas agora, no dia três de agosto, vem obedecendo a resolução 03 do conselho estadual de educação, e a medida provisória 934, que definem que o estado precisa através da educação computar os dias letivos. Hoje já não são mais 200 dias, mas sim 800 horas aula oferecidas aos alunos, e para isso a SEDUC se preocupou muito em fazer uma análise da situação da Seduc e dos seus alunos, verificando exatamente a situação de risco dos municípios, e percebemos que trezentos e três mil quatrocentos e sessenta e oito alunos, estão em municípios onde os riscos são altos e muito altos de contaminação da Covid. Então de que forma nos organizamos, e a nossa organização já vem acontecendo desde o dia 13 de abril, quando disponibilizamos a plataforma “Aprendizagem Conectada” para toda sociedade mato-grossense, apresentando nessa plataforma, orientações para os pais, para alunos, professores, apresentando videoaulas, apresentando nessa plataforma condições de termos conteúdos apostilados, para todos os alunos de acordo com a base curricular comum do estado de Mato Grosso, e de acordo com as diretrizes curriculares do estado. De abril até agora foi um momento de adaptação dos nossos alunos a plataforma, foi um momento de oferecer uma oportunidade deles conhecerem, vivenciarem, assim como nossos profissionais da educação que participam, dessa plataforma que hoje são 285 profissionais dedicados a preparar o material, lança-lo na plataforma, acompanhar e monitorar as participações. Então hoje esse profissional tem conhecimento e pratica de como lidar com essa ferramenta tão adversa, visto que a nossa sociedade nunca tinha vivenciado na nossa geração, um momento de pandemia como esse”. Comentou Marioneide Kliemaschewsk.

E quais serão os métodos de ensino para os alunos?

“Baseado nisso, nós organizamos a plataforma para a retomada agora dia três com cômputo, onde trabalharemos o ensino de forma hibrida, com aulas não presenciais e presenciais, começamos em agosto, setembro e outubro, com aulas não presenciais, durante esse período vamos analisar o comportamento do vírus e as orientações das autoridades de saúde, para programar qual é o melhor momento de voltar as aulas de forma presencial. Durante as aulas não presenciais, colocamos toda uma equipe voltada para esse trabalho, onde adequamos a nossa plataforma com o auxilio da Microsoft, onde hoje nós temos a possibilidade de atender o aluno com a plataforma “Aprendizagem conectada”, plataforma “Teens” a TV Assembleia, com as vídeos aulas e também estamos buscando, um canal de comunicação via rádio, onde se tornará uma rádio escola também, para ser mais uma opção, mas temos uma situação, onde nós sabemos que nossos alunos, 53% tem acesso à internet, 47% não tem, o que temos feito para atender os alunos que não tem internet? Então estamos fazendo duas situações: primeiro, já tem a aula na TV Assembleia, de segunda a sexta-feira, das 07h às 08h da manhã principalmente para os alunos do terceiro ano do ensino médio, que irão fazer o Enem, possivelmente no mês de janeiro de 2021, garantindo para eles que correm um grande risco, de ter um ano perdido como não podemos ter, para que ele possa galgar o ensino superior. E então repassamos as unidades educacionais, impressão de apostilas e distribuição por turma. A plataforma também oferece a mesma apostila, todo o material está nessa plataforma, onde o pai pode fazer o download e colocar no celular do seu filho ou pode optar também, por buscar a apostila na escola, conforme agenda, para evitar aglomeração no ambiente escolar”. Declarou Marioneide Kliemaschewsk 

Além das aulas online, a secretaria já pensa em como vai ser quando oficialmente retornarem as aulas presenciais?

“Temos todo um protocolo para quando ocorrer a retomada de aulas presenciais, dentre os protocolos, preciso dizer que primeiro, cada unidade escolar vai receber dois aferidores da temperatura corporal do aluno, para fazer essa medição na entrada da escola, teremos a entrega de todo EPI completo, para cada aluno e para cada profissional das nossas escolas, para que ele tenha esse EPI para se proteger, teremos sim o distanciamento social, possivelmente com o revezamento de alunos, de acordo com o espaço físico de cada escola, uma sala de aula por exemplo,  o tamanho médio é de 48 de metros quadrados, o distanciamento que eu tenho que ter é de 1 metro e meio, então vamos respeitar esse distanciamento, assim como tem também inúmeras outras informações e orientações técnicas, das autoridades de saúde que serão respeitadas e serão trabalhadas com cada unidade escolar. Inclusive já tivemos, agora do dia seis até o dia 10, uma semana de formação, com nossos diretores e coordenadores de escolas, trabalhando exatamente toda essa preparação, para quando dar início, de acordo com os relatórios das autoridades de saúde, eles já tenham conhecimento de todo processo que será necessário em cada unidade escolar. A Seduc já está realizando o processo de licitação, para garantir todos os equipamentos necessários, assim como fará parte do currículo escolar também, as noções de higiene, fortalecimento dessas noções de higiene e segurança para os nossos alunos”. Comentou a secretaria.

Em 2021 vai ter o processo seletivo para contratar novos professores?

“O bloco de 2020, não iremos conseguir prorrogar, inclusive nós estamos fazendo a atribuição do seguro calendário, não conseguiremos prorrogar além do ano letivo 2020. Esse ano letivo de 2020, com certeza irá extrapolar o período de dezembro, então haverá a prorrogação dos contratos para apenas finalizar o ano letivo 2020. Em 2021, não conseguiremos realizar em primeiro momento, iremos realizar uma articulação juntamente ao tribunal de contas, porque já foi solicitado que esse ano fosse feito um processo seletivo na Seduc através de provas, e mediante a pandemia e toda essa situação de não ter aglomeração, e sabemos que ainda vai demorar para termos uma vacina, e precisamos tomar as medidas cabíveis para dar segurança e possivelmente esse ano, conseguiremos fazer o processo seletivo com provas. Então para 2021, deverá manter a contagem de pontos, porém existe outras ações administrativas, devem ocorrer ai como por exemplo a organização de possível chamada dos concursados, para diminuir o número de contratados temporários na rede, que é um das ações em que nós também estamos discutindo, enquanto gestão na Seduc”. Finalizou a secretária Marioneide Kliemaschewsk.

 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet