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14 de Outubro de 2024
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Entrevistas

03/08/2020 | 20:17 - Atualizada em 04/08/2020 | 12:06

Sistema de sucesso da Famato Agrihub começa a ganhar mais espaço com os produtores rurais

Caio Dias 

O Sistema Famato criou o primeiro Hub de inovação de Mato Grosso, o “AgriHub Space”. O intuito é estimular negócios na cadeia produtiva, além de conectar empresas, produtores rurais, startups e o ecossistema agrícola. E fizeram no começo da semana uma live para falar sobre o clima no agro, então conversamos com o Otávio Celidonio que é diretor executivo da AgriHub.

Oque é a Agrihub? E quais são os principais desafios que os agricultores hoje enfrentam?

“Trabalhamos para poder entender, quais são os problemas que os agricultores tem e a partir dai fazemos o Hub, que é a conexão dos problemas dos produtores, com as soluções inovadoras que estão no mercado a cada dia mais, através do mundo digital e fizemos algumas pesquisas e tivemos como resultado, alguns problemas no campo e temos trabalhado esse ano. Em 2020, estamos atuando em três temáticas principais, a primeira é levar internet e conectividade para o campo, a segunda é a previsão climática que justamente foi o tema da nossa live de ontem, que falamos sobre a previsão que é tão importante para a agricultura e terceiro, o manejo de pragas, doenças e daninhas que é fundamental para ter uma safra com qualidade, uma safra boa. Então essas são as três principais temáticas, onde nós já fizemos uma live sobre a conectividade no final de junho, ontem foi a nossa live sobre a previsão climática e no final de agosto, devemos trazer o tema do manejo de pragas e doenças daninhas”. Comentou Otávio 

Com os recordes batidos no agronegócio de Mato Grosso, o Agrihub entra como um suplemento a esses agricultores?

“O trabalho nosso é de justamente ajudar os produtores, a melhorar nos processos. Então tudo que o produtor faz quando ele compra um insumo, quando ele começa o plantio, prepara o solo ou qualquer atividade dessa ela pode ser melhorada sim. O que o Agrihub faz é justamente trazer, onde existe um exercito de empreendedores, trabalhando em soluções para melhorar esses processos. Então já temos uma pequena participação sim, e nós estamos atuando desde 2016 e o nosso foco acaba sendo em não aumentar a área ou ne nada disso, ou mudar o tipo de produção, mas justamente ajudar o produtor a gastar menos ou ser mais produtivo usando algumas dessas tecnologias. Então viemos fazendo até 2019 fazíamos eventos no interior, levando algumas startups e nesse caminho, conseguimos fazer muitas conexões, foram mais de 40 testes, agora estamos fazendo teste acompanhado de pessoas no nosso time, acompanhando para fazer uma avaliação mais minuciosa e poder depois passar a avaliação de cada uma dessas soluções para os produtores que querem adotar”. Comentou o coordenador

Qual seria uma estratégia de crescimento no pós pandemia?

“Eu acho que a pandemia foi um grande catalizador do uso de tecnologias, então isso é algo que veio de positivo da pandemia, então já temos um cenário onde as empresas estão tendo que se reinventar, principalmente na forma como acessa os seus clientes. E isso abre novas portas para que os produtores, busquem ferramentas para acompanhar os resultados, gestão a distância. Então com certeza, no pós pandemia vamos ter essas formas de acessar os produtores, onde esse é o principal foco que as empresas tem que ter, como apresentar o resultado de uma forma digital e sem duvidas nenhuma, o produtor vai estar muito mais aberto, já que ele está tendo essa experiencia desde já”. Comentou Otávio
 
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