Caio Dias
Após um longo período fechado por conta da pandemia, o turismo que foi um dos setores mais afetados por atuar diretamente com pessoas. Nobres é uma das principais cidades turísticas de Mato Grosso, está reaberta para receber visitantes.
Por isso vamos conversar com uma das principais empresárias turísticas da região, a Nerildes Strey a famosa “Negah”.
Após o fechamento do turismo na cidade, como ficou toda a situação na cidade desde o fechamento até agora?
“Tivemos a retomada agora dia sete de agosto, pois estava fechado desde março, então infelizmente, teve demissões porque foram quatro meses sem atividades, foi bem difícil a nossa situação, meses difíceis de manter as empresas e foi bem complicado, mas ainda bem que estamos de volta, abriu nosso turismo graças a Deus, não estávamos esperando abrir agora porque a data estava prevista para novembro, e de repente em uma semana ficamos sabendo que o turismo seria reaberto para nós, porque Nobres está bem tranquilo em relação a infecção do coronavirus. Então abriu o turismo, alguns passeios ainda estão indisponíveis, mas tem passeios funcionando, mas agora falando sobre as restrições vimos a diminuição da carga de turistas, por pelo menos 50% então todo o turista que irá a Nobres, tem que fazer o agendamento com antecedência, para verificar a disponibilidade de tempo dos passeios e antes de vir sempre damos as instruções básicas para o turista ir a Nobres, ele precisa estar bem de saúde, usar máscara, e ainda utilizamos o álcool em gel e além disso temos o aparelho para aferir a temperatura dos nossos turistas, se ele tiver com febre, será enviado para casa e aconselhado a procurar um serviço médico e não conseguirá fazer o passeio, se tiver com febre ou gripado. Então temos bastante restrições para voltar atender, mas estamos nos adaptando, então a partir do dia 21 será ampliado a abertura dos pontos turísticos e dia 1 de setembro estarão praticamente todos abertos, lembrando que o turista tem que entrar em contato com antecedência para fazer a reserva, pois como teve a diminuição da carga de turistas ele pode perder a viagem”. Comentou Nerildes Strey.
Além dos belos rios e lagos, Nobres tem belas cavernas para exploração, mas agora, elas são tão belas quanto as do resto do mundo?
“Para se ter uma noção, aqui foram catalogadas mais de 260 cavernas, então Nobres e a nossa região é muito rica em calcário e aguas cristalinas, nós temos uma caverna que chama Duto do Quebó, que se faz uma travessia de 300 metros dentro dela, é uma travessia totalmente escura e lá você faz um passeio de boiacross dentro dela, e além da aventura você encontra vários morcegos, então é uma atração que é procurada pelo mundo inteiro, e eles procuram para conhecer a nossa região. E graças a Deus fomos abençoados onde sempre falo para nossos turistas, se existe o coração de Jesus e ele deixou um paraíso para nós é em Nobres”. Comentou Nerildes.
Falta mais divulgação do governo do estado, para que Nobres possa “roubar” de forma definitiva, o titulo de cidade mais bonita para o turismo? Ou esse título já é nosso?
“Hoje Nobres está sendo bem conhecida também, estamos com o mesmo nível de divulgação de Bonito e os nossos passeios são bem semelhantes com o de Bonito. Já nas divulgações, está sendo muito bem divulgado, todos os lugares, pessoas fora do nosso estado e até do país nos conhecem. Hoje mesmo já recebi pessoas de Natal, Cuiabá, Sinop e Tangará”. Comentou Nerildes.
Hoje quantos lugares estão autorizados a funcionar em Nobres?
“O Reino Encantado terá reabertura a partir do dia 15, já hoje é o Aquario Encantado que está disponível, que é o mergulho em superfície, temos a lagoa das araras que é a contemplação de pássaros, temos o mirante do cerrado que é a vista do por do sol, temos o boiacross do Duto do Quebó que atravessa a caverna e um passeio de caiaque que sai do cuiabazinho e vai por três quilômetros. Esses passeios já estão abertos e a partir do dia 15 vai abrir o Reino Encantado, dia 21 reabrirá a cachoeira Serra Azul, irá abrir o vale das águas, então a partir do dia primeiro tudo estará aberto para receber nossos turistas”. Comentou Nerildes.
Com todo cuidado de biossegurança que vocês têm, então fica impossível alguém com sintomas realizar algum passeio?
“Tanto na agência quanto nos locais, onde estamos fazendo a triagem com os turistas, damos as instruções básicas para os turistas antes deles virem também, então se ele estiver gripado ou algum sintoma, para que ele procure um hospital e ficar em casa, e assim que melhorar ele nos procure que estaremos de braços abertos para recebe-los”. Comentou Nerildes.
E agora em relação aos preços dos passeios, teve muitos aumentos?
“Os passeios em Nobres, são todos tabelados pela secretaria de turismo, então cada atração turística tem um valor por pessoa, onde o passeio do Duto do Quebó por exemplo está 80 reais por pessoa, que contem colete, capacete, a boia e uma sandália para se proteger além do guia local, onde geralmente são dois guias no grupo. A descida do boiacross em época de pandemia, vai de cinco a seis pessoas apenas, onde normalmente tem 12 pessoas descendo porque diminuímos a carga de 50%, então sempre avisamos os turistas, não venha a Nobres antes de fazer a reserva, para garantir que você faça os passeios sem perder a viagem”. Comentou Nerildes.
E para quem quer contatar a empresa da Nerildes, a famosa “Negah” basta acessar o site que é o www.nobresturismo.com.br , o nosso instagram “Nobres Turismo e o nosso telefone whatsapp (65) 99626-6526.