Mato Grosso,
Segunda-feira,
14 de Outubro de 2024
informe o texto a ser procurado

Entrevistas

18/08/2020 | 23:32

O estágio é o melhor caminho para o mercado de trabalho, mas como começar?!

Caio Dias

Mesmo com as dificuldades da pandemia, o estágio tem sido prioridade para empresas. Nesse contexto, o Dia do Estagiário celebrado no dia 18 de agosto, mas é preciso que os estudantes tenham atenção durante os contratos, para garantia dos direitos. E por esse e outros assuntos de regulação de estágio, vamos conversar com a coordenadora do IEL-MT Fernanda Campos.

Qual é a melhor dica para quem quer estagiar?

“A primeira coisa, é que precisa estar estudando porque para ser estagiário precisa ser estudante, então independentemente do nível, podendo ser do nível médio, superior, pós graduação e nível técnico também, a partir dos 16 anos. A dica que eu dou para o jovem que queira ingressar no estágio, sempre buscar se qualificar, em informática, conhecer o pacote office, se puder fazer um curso de idiomas, cuidar da aparência, tomar cuidado com as redes sociais principalmente com o que postar, porque as empresas hoje estão bastante exigentes. Nós temos que orientar, o Instituto Elvado Lodi tem essa missão de conectar, estudantes com as empresas e esse é nosso papel, dar orientações, por isso essa dica para que ele possa alcançar o estágio”. Comentou Fernanda Campos.

Existe uma idade máxima para se fazer estágio?

“Não, mas existe a idade mínima que é 16 anos, inclusive já tivemos casos assim, onde um senhor estava fazendo curso de direito e foi estagiar em um escritório de advocacia, ele tinha cerca de 65 anos foi bem legal ver que não tem idade”. Comentou a coordenadora.

O estágio é a porta de entrada para o primeiro emprego?

“Eu diria que é a porta para o mundo do trabalho, porque é a oportunidade de se colocar em prática, aquilo que você está aprendendo na escola ou seja é a grande oportunidade que o estudante tem, aquele momento que o estudante pode errar, pois terá uma pessoa para ajudar e ensinar”. Comentou a coordenadora;

Tem lei hoje que impede a proporcionalidade de estagiários nos órgãos públicos?

“No órgão publico tem uma proporcionalidade, que é cerca de 20% a 22%  dependendo da quantidade de servidores que tem na secretaria, isso de forma global, um exemplo é o Detran que tem muitos servidores, provavelmente ele estava dentro da regularidade com essa proporção. A lei que rege o estagiário é a lei 11788/2008 e ali estão todas as premissas que devemos respeitar, em relação ao estágio e o IEL é reconhecido pelo estágio e dar essa segurança jurídica aos seus cliente, então quando a empresa fala em IEL, eles sempre nos dão uma boa orientação do que pode e o que não pode”. Comentou Fernanda Campos.

E na iniciativa privada qual a porcentagem de estagiários?
“Depende da quantidade de funcionários também, para cada 5 funcionários pode ter dois ou três estagiários”. Declarou a coordenadora.

É comum receber denúncias de “maus tratos” contra o estagiário?

“O IEL sempre acompanha seus estagiários, então existe um relatório de avaliação e monitoramento. Então quando existe alguma irregularidade os nossos estagiários sempre entram em contato conosco, onde já teve um caso em que desligamos compulsoriamente,  uma empresa que não estava passando as atividades corretas dos estagiários, e o IEL enquanto agente integrador tem essa missão, a missão de proteger”.  Comentou Fernanda Campos.

Qual é a função realmente do estagiário?

“Depende muito, por exemplo, se uma empresa precisa de um estagiário de psicologia, primeiro passo ela abre a vaga conosco e iremos recrutar, mas tem alguns pré requisitos para que possa abrir essa vaga que é ter um psicólogo ou áreas correlatas dentro da empresa, que este será o profissional que vai ser o supervisor do estagiário na empresa. Então eu não posso colocar para um estagiário uma responsabilidade, de um profissional pois ele está ali para auxiliar e desenvolver as atividades que está estudando, sobretudo ele precisa de um supervisor dentro da empresa”. Declarou a coordenadora.

O que é o IEL?

“O Instituto Elvado Lodi vai fazer 42 anos em Mato Grosso, e já estamos há 50 anos no país, já passaram pelo IEL, cerca de 22 mil estagiários que inserimos no mercado de trabalho aqui em Mato Grosso. Na pagina do IEL, o estagiário faz o seu cadastro e vai conhecer as vagas disponíveis, e também fazemos o recrutamento e tem profissionais que estão à disposição. Então as universidades, escolas são muito parceiras do IEL nesse sentido, porque elas nos proporcionam os alunos, então temos essa relação muito estreita com ela até mesmo é uma das partes que está no contrato de estágio, porque ela que autoriza o aluno a estagiar”. Comentou Fernanda Campos.

A pandemia alterou a forma de trabalho do IEL?

“Sim, a pandemia fez uma redução de cerca de 70% de demanda de vagas, ainda mais por conta das restrições impostas pela pandemia. Hoje normalmente quem contrata mais estagiários são as pessoas jurídicas, desde MEI até uma autarquia independente da sua natureza jurídica, tanto publico como privado”. Comentou Fernanda Campos.

As vagas que aparecem no site do IEL, são vagas semanais ou vagas do mês?

“Não, elas são vagas do mês. O aluno quando faz o cadastro no IEL,  já coloca todas as informações inclusive de curso, então quando abrimos uma vaga este alerta já vai para esse aluno por email, ou também um recrutamento telefônico que fazemos em nosso banco de dados”. Finalizou a coordenadora 
E em comemoração ao dia do estagiário, o IEL está fazendo um sorteio de um Echo Dot, um Kindle ou um fone JBL. Então basta entrar no insta do IEL e seguir todos os passos.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet