A Prefeitura de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, começa nesta sexta-feira (19) o funcionamento do Complexo de Atendimento à Covid-19 (CAC), instalado nas dependências do Ginásio Carlos Soares da Silva, no bairro Santa Cruz, próximo da UPA Frei Oswaldo.
O complexo vai funcionar das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, e prestará assistência primária, com diagnósticos, notificação, tratamento e, quando houver a necessidade, encaminhamento para Centros de Atenção Especializada, observando os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde.
O CAC é regulamentado por decreto municipal.
Segundo a prefeitura, a criação levou em consideração o aumento expressivo da taxa de incidência de Covid-19, em todo o Brasil, e em especial em Mato Grosso e no município.
Essa medida também foi baseada nos dados extraídos dos boletins epidemiológicos, e a expressiva taxa de ocupação de leitos de UTI e de internação em Cuiabá e Várzea Grande, assim como na limitação de leitos disponíveis na UPA Frei Oswaldo.
A ideia da prefeitura é limitar a disseminação do coronavírus, proporcionando a agilidade no tratamento dos pacientes com síndromes gripais e possíveis infecções por coronavírus, além de diminuir o contato de pessoas com sintomas da Covid-19 das demais pessoas acometidas por outras comorbidades e que realizam seus tratamentos de rotina nas demais unidades de saúde do município.
Covid-19 em MT
Mato Grosso bateu recorde no número de novos casos de Covid-19 no estado nas últimas 24 horas. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) foram notificados 3.417 novos casos da doença nesta quinta-feira (18). Além disso, foram registradas 67 mortes nas últimas 24 horas.
No total, até a tarde desta quinta-feira, 282.595 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 6.641 mortes em decorrência do coronavírus.
Dos 282.595 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 14.874 estão em isolamento domiciliar e 258.997 estão recuperados.
FONTE: G1