Em reunião com a Seduc, a AMPE apresentou os pontos de atenção em relação a composição do quadro de atribuição para funcionamento das Escolas do Estado para 2025. O presidente da AMPE afirmou ter sido uma reunião longa e de negociação árdua, em que que foram discutidos todos os pontos da proposta, e mesmo não tendo sido contemplados em todos esses pontos, estabeleceu-se alguns compromissos significativos. “Não é ainda, o que gostaríamos, mas já conseguimos algumas mudanças importantes e o compromisso de analisarem outros pontos de atenção apresentados” – afirmou o Presidente da AMPE Fabio Bernardo. “Contudo, ficou aberta uma importante porta de diálogo com a Secretaria de Estado de Educação” – destacou ele.
O presidente da AMPE apresentou um comparativo entre a proposta inicial da SEDUC e as demandas peticionadas pela entidade e os pontos que foram acordados ao final das negociações.
Proposta Apresentada Pela Seduc MT
Em reunião com a Seduc, a AMPE apresentou os pontos de atenção em relação a composição do quadro de atribuição para funcionamento das Escolas do Estado para 2025. O presidente da AMPE afirmou ter sido uma reunião longa e de negociação árdua, em que que foram discutidos todos os pontos da proposta, e mesmo não tendo sido contemplados em todos esses pontos, estabeleceu-se alguns compromissos significativos. “Não é ainda, o que gostaríamos, mas já conseguimos algumas mudanças importantes e o compromisso de analisarem outros pontos de atenção apresentados” – afirmou o Presidente da AMPE Fabio Bernardo. “Contudo, ficou aberta uma importante porta de diálogo com a Secretaria de Estado de Educação” – destacou ele.
O presidente da AMPE apresentou um comparativo entre a proposta inicial da SEDUC e as demandas peticionadas pela entidade e os pontos que foram acordados ao final das negociações.
Proposta Apresentada Pela Seduc MT
Solução proposta pela AMPE: Diminuir a metragem por cargo para compor o quadro de cargos para cada unidade escolar
2. Quantitativo para compor a coordenação pedagógica
Considerações:
a) Escolas de ambientes compartilhados (salas anexas);
b) Escolas com alto número de alunos e turmas.
c) Escolas de 03 turnos.
Solução proposta pela AMPE: 01 coordenador pedagógico a cada composição de 15 turmas.
3. A inexistência dos professores pedagogos como auxiliares de coordenação.
Considerações:
a) A promoção do trabalho do coordenador pedagógico no acompanhamento do trabalho docente;
b) Multitarefas com as plataformas plural, Letrus, Matific, Inglês, sigeduca, SGA;
c) Acompanhamento dos indicadores de aprendizagem e os Planos de Recomposição, de Ausência e Planos de Intervenção Pedagógica;
d) Acompanhamento dos alunos infrequentes, Busca-ativa, atendimento de pais.
Solução proposta pela AMPE: 01 auxiliar de coordenação por coordenador ou por turno de atendimento da unidade escolar
4. Quantitativo de Técnico administrativo Escolar
Considerações:
a) Porte da unidade escolar
b) Atendimento de 03 turnos
Solução proposta pela AMPE: Mudar a base do cálculo/oferta, considerando tamanha da unidade escolar
5. Quantitativo de nutrição escolar
Considerações:
a) Tipo de cardápio (02 refeições, 03 refeições, 05 refeições)
b) Tipo de escola (turno, quantidade de alunos e escola integral);
Solução proposta pela AMPE: Mudar a base do cálculo, considerando o tamanho da unidade escolar
Dos resultados alcançados:
1. Limpeza: as Escolas pequenas que tem até 600 m² de área construída, contarão com ao menos um profissional de limpeza por turno.
2. Escolas de Tempo Integral e Escolas Especiais: Será adicionada mais uma vaga de nutrição, adaptando a equipe para atender as necessidades específicas dessas unidades.
3. Coordenação Pedagógica: Escolas com mais de 50 turmas terão garantidas um quarto coordenador pedagógico, reforçando o apoio às equipes escolares.
Além disso, algumas das demandas da AMPE permanecem em análise, com a SEDUC assumindo o compromisso de avaliar sua viabilidade antes da publicação da portaria de atribuição para 2025. Entre elas, destacam-se:
- Auxílio à Coordenação: Solicitação para garantir pelo menos um auxiliar de coordenação por escola, para apoiar diretamente as atividades pedagógicas e administrativas.
- Revisão na Base de Cálculo e Oferta para Técnicos Administrativos e Apoio de Nutrição Escolar: A proposta visa assegurar uma distribuição mais eficiente e adequada desses profissionais, alinhada às necessidades de cada unidade.
- Analisar a situação do quadro de servidores da infraestrutura – limpeza levando em consideração a idade e saúde desses trabalhadores.
Os representantes da AMPE que participaram da reunião avaliaram o diálogo com a SEDUC como positivo e construtivo. Segundo os integrantes, a abertura para discutir pautas essenciais, mesmo que nem todas as demandas tenham sido imediatamente atendidas, é um passo importante para fortalecer a parceria entre a Secretaria e a Associação. Eles destacaram que o compromisso em avaliar as reivindicações apresentadas demonstra o interesse da SEDUC em aprimorar as condições de trabalho nas escolas e reforçar o suporte aos profissionais da educação. A AMPE segue confiante de que os pontos pendentes poderão ser discutidos em novas rodadas de negociação, visando melhorias contínuas para o setor educacional.