29/11/2024 | 09:21
Às vésperas do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, Opinião debate a realidade da doença nos dias atuais
Com apresentação de Rita Lisauskas, edição inédita vai ao ar nesta sexta-feira (29)
TV Cultura
Foto: Nadja Kouch
Com apresentação de Rita Lisauskas, o Opinião desta sexta-feira (1º) discute a realidade do HIV e da AIDS, às vésperas do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, que é celebrado no dia 1º de dezembro. A edição vai ao ar nesta sexta-feira (29) na TV Cultura, a partir das 20h30.
O programa vai abordar como a doença é vista pela sociedade atualmente e como os jovens estão se prevenindo em relação ao HIV. Como é o tratamento atual oferecido pelo SUS para aqueles que convivem com o vírus há anos? Essas e outras questões serão abordadas.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), no momento, quase 40 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com o vírus causador da AIDS, o HIV. Só para se ter uma ideia da dimensão, é como se toda a população do Canadá vivesse com HIV.
Apesar das mortes relacionadas com a AIDS terem reduzido 69% desde o pico em 2004, os números ainda são alarmantes. Em 2023, uma pessoa morreu por minuto em decorrência da doença globalmente.
Para falar sobre o assunto, a edição recebe o infectologista e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Ricardo Diaz, que pesquisa a cura para o vírus HIV, assim como o ativista e escritor Beto Volpe, que convive com o HIV desde 1989. De maneira remota, também participa o criador Lucas Raniel, responsável pelo perfil no Instagram @lucasraniel. Nas redes sociais, o influenciador mostra como é conviver com o vírus, e tem um conteúdo voltado para o autocuidado e bem-estar.