Mato Grosso,
Quinta-feira,
13 de Agosto de 2020
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

29/07/2020 | 07:38 - Atualizada em 29/07/2020 | 08:12

Mais de 70% dos pacientes atendidos no Centro de Triagem da Arena Pantanal são de Cuiabá e VG

Redação TV Mais News

Mais de 70% dos pacientes atendidos no Centro de Triagem da Arena Pantanal são de Cuiabá e VG

Foto: Assessoria

Alvo de críticas do deputado e médico sanitarista Lúdio Cabral (PT), o Centro de Triagem Covid-19, localizado na Arena Pantanal, tem atendido majoritariamente a população da região metropolitana de Cuiabá. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), 72% das pessoas que buscaram atendimento nos cinco primeiros dias de funcionamento da unidade são da Capital e 20,11% de Várzea Grande.

O Centro de Triagem da Covid-19 é uma ação do Governo do Estado em auxílio à Atenção Básica dos municípios e começou a atender pacientes com sintomas leves da doença no dia 23 de julho. Desde que entrou em funcionamento, no entanto, o espaço tem sido criticado, inclusive em reportagens em âmbito nacional, por conta das longas filas que têm se formado no local. Conforme divulgado pelo Olhar Direto, algumas pessoas chegaram a passar a madrugada nas filas.


 
No início do mês, o deputado Lúdio Cabral já havia alertado para o fato de que o formato adotado pelo Governo do Estado para a instalação do Centro de Triagem iria provocar a aglomeração de pessoas, conforme acabou ocorrendo. Para ele, é necessário instalar “tendas” com a mesma finalidade em pontos estratégicos de todo o Estado.
 
Em resposta, em entrevista à Rádio Nativa, nesta terça-feira (28), o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, ironizou o parlamentar e sugeriu que ele ajude os governos petistas com a sua experiência no assunto. “Gostaria que o deputado pegasse essas críticas e ajudasse os municípios e estados administrados pelo PT. Acho que ele iria contribuir muito com sua experiência”, disse.
 
Também nesta terça-feira, a Prefeitura de Cuiabá divulgou em seu Informe Epidemiológico sobre a pandemia, realizado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que os casos de Covid-19 notificados na última semana tiveram maior incidência nas cidades do interior do Estado.
 
Conforme a SES-MT, os demais municípios, incluindo o restante da Baixada Cuiabana, ocuparam apenas 7% dos atendimentos feitos até a segunda-feira (27) no Centro de Triagem da Arena. No total, 2.520 pessoas foram atendidas, sendo 22% positivos para a Covid-19.
 
O atendimento no Centro de Triagem funciona das 7h às 17h. São entregues até 600 senhas das 6h às 6h45. É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros agora monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.
 
O Centro conta com uma equipe de 20 médicos, que atenderá adultos com sintomas leves da Covid-19. No local, será possível realizar o Cadastro Nacional de Saúde (CNS), a testagem rápida, o atendimento médico, a tomografia e a retirada de medicamentos, caso haja a prescrição médica.

Fonte - Olhar Direto 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet