Mato Grosso,
Sexta-feira,
3 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

06/08/2021 | 09:46

Stopa diz que Águas Cuiabá enfrenta dificuldades com terceirizadas de tapa-buracos e garante fiscalização por parte da prefeitura

Redação TV Mais News


Foto: OlharDireto
 
Vice-prefeito de Cuiabá e secretário municipal de Obras, José Roberto Stopa (PV), afirma que a Águas Cuiabá, responsável pelos serviços de água e esgoto na Capital, tem enfrentado dificuldade com as empresas terceirizadas, contratadas para a realização do serviço de tapa-buraco das vias em que a concessionária realiza intervenções.

Em diversos bairros, moradores e motoristas sofrem com os rastros de destruição deixados pelas obras da concessionária, como buracos e deformações do asfalto. Exemplo disso é o serviço realizado na avenida Estevão de Mendonças, no bairro Goiabeiras. Desde o início do ano foram três intervenções que, além do transtorno durante os trabalhos, deixou a via com desníveis na capa asfáltica.

“A Águas Cuiabá tem sido extremamente competente no sentido de universalização da água e do esgoto. Estão cumprindo o cronograma, mas enfrentam dificuldade com a contratação dessas terceirizadas que tampam os buracos. Está havendo afundamento, borrachudos e isso é problema de execução. E é nesse sentido que estamos buscando mecanismos para exigir um serviço de melhor qualidade”, afirmou.

De acordo com Stopa, a equipe de fiscalização da Secretaria de Obras tem acompanhado os serviços realizados pela Águas Cuiabá e, sempre que necessário, tem protocolado notificações. Além disso, ressalta o trabalho feito junto à Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), assim como ao Ministério Público Estadual (MPE), que formulou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o município e a empresa.

“Temos acompanhado e batido duro. Temos uma série de notificações e ações junto a Arsec, que é a agência reguladora. Temos feito trabalho de acompanhamento, tomada de providencias, de ordenar refazer trabalhos. O esgoto tem que acontecer, pois há um TAC obrigando cumprir. Cuiabá estará entre as 20 cidades com a melhor rede de esgoto do país até 2024. Mas, por outro lado, há grande dificuldade no trabalho de tampa buraco. Cortam o asfalto e deixam a cidade retalhada”, ressaltou.

“Os novos bairros que iremos asfaltar, nós estamos exigindo que a Águas faça o serviço antes. O que podemos fazer é continuar fiscalizando e cobrando a tomada de providências, buscando minimizar os impactos. Quem aplica as penalidades no caso é a Arsec e também temos cobrando bastante a empresa para tomar providências. Nós estamos recorrendo, inclusive junto ao Ministério Público, para que o TAC seja cumprido, uma vez que a concessionária tem a obrigação de fazer e bem feito”, pontuou.



Fonte: OlharDireto
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet