Mato Grosso,
Sexta-feira,
3 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Judiciário

18/09/2022 | 18:52

Disputa interna pelo comando do Poder Judiciário de MT movimenta os bastidores

Redação TV Mais News

Disputa interna pelo comando do Poder Judiciário de MT movimenta os bastidores

Foto: Reprodução

 

Disputa interna pelo comando do Poder Judiciário de Mato Grosso movimenta os bastidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Os desembargadores José Zuquim Nogueira e Clarice Claudino da Silva são os únicos nomes na disputa à presidência da Corte Estadual, após a desistência de Luiz Ferreira da Silva. A previsão é a eleição ocorra no dia 13 de outubro.  

Porém, o edital de convocação para a disputa é que trará todo o cronograma de inscrição e eleição. Quem vencer a eleição vai comandar o Judiciário de Mato Grosso entre 2022 e 2023.  

Zuquim, que atualmente é o corregedor de Justiça, já havia manifestado o interesse em concorrer para presidente, logo após a posse dele e da atual presidente, desembargadora Maria Helena Póvoas. Zuquim busca apoio dos magistrados mais antigos, como o decano Orlando Perri, considerado um desembargador influente do Poder Judiciário.  

A desembargadora Clarice Claudino também vem demonstrando força. Ela poderá iniciar a disputa com 10 votos da chamada ‘bancada feminina’ do Tribunal de Justiça, que recentemente recebeu Maria Aparecida Ferreira Fago, promovida desembargadora pelo critério de antiguidade.  

Já a vaga de para a vice-presidência do TJ ainda não teve manifestação oficial. Nos bastidores, a informação é de que o ex-presidente da Corte, desembargador Carlos Alberto da Rocha, teria interesse. Atualmente, ele presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 

Porém, o regimento interno proíbe que quem já foi presidente do TJ possa concorrer a outro cargo, exceto se não tiver nenhum outro candidato.  
 
Diferente da vice-presidência, a vaga para corregedor de Justiça tem três postulantes ao cargo. Um dos nomes seria do desembargador Mário Kono. Ele tem o apoio interno, já que é bem conhecido na área por já ter trabalhado como juiz auxiliar da Corregedoria.  

Outro nome que surge nos bastidores é do desembargador Juvenal Pereira da Silva, que teria manifestado interesse e já estaria se articulando na busca de votos para a disputa.  

Recentemente, a desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho também demonstrou aos seu pares o interesse em concorrer para a Corregedoria. Ela poderia fazer uma dobradinha com Clarice Claudino.






Fonte: GAZETADIGITAL
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet