Mato Grosso,
Sexta-feira,
3 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

25/10/2022 | 08:11

​Botelho articula permanência na presidência da ALMT

Segundo o próprio parlamentar, mais de 14 deputados estaduais já declararam apoio à sua candidatura

Redação TV Mais

​Botelho articula permanência na presidência da ALMT

Foto: Reprodução

Embora a atual legislatura não tenha se encerrado, as articulações para a Eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) já começa a movimentar fortemente nos bastidores. A eleição ocorrerá no dia 1º de fevereiro, quando os deputados serão empossados.

A nova legislatura terá seis novos deputados, com 18 tendo sido reeleitos. A renovação corresponde a apenas 25%, considerada baixa, se comparada a 2018, que foi em mais de 50%.

O atual presidente da Casa, deputado Eduardo Botelho, foi encarregado pelo deputado Max Russi, já articula sua permanência no posto mais alto da ALMT. Segundo o próprio parlamentar, mais de 14 deputados estaduais já declararam apoio à sua candidatura para presidir a Mesa.

Botelho disse em conversa com a imprensa que quer conversar com os novatos antes de intensificar as articulações. Esse encontro com nova legislatura deve ocorrer junto ao governador Mauro Mendes (União) após o dia 30 de outubro, quando é realizado o segundo turno das eleições presidenciais.

Na semana passada, a deputada Janaina Riva chegou a relatar certas dificuldades para conseguir o apoio diante do “conservadorismo” dos colegas. Na ocasião, a parlamentar enfatizou que foi a “deputada reeleita e mais votada” pela 2ª vez ao defender seu nome ao cargo.

Como resposta, Botelho destacou que, a votação nas urnas não influencia no processo, já que a Presidência da ALMT é definida pelos próprios deputados.

Pelo visto, pela baixa renovação dos deputados, vai ficar fácil para que a antiga gestão continue dominando o Legislativo. A contar que não devemos ter uma novidade nas composições partidárias, nem mesmo com o expressivo número de votos da deputada Janaína e a dupla Botelho e Russi já estarem dando quase como certo o placar, para baixar a bola dos dois, somente se o Supremo Tribunal Federal (STF) der um “cartão vermelho” para Botelho não disputar a presidência, já que nesta legislatura foi por duas vezes presidente do Legislativo.

Nos resta aguardar para ver se nesse jogo de poder, Botelho e Max Russi ganham por WO ou se haverá um (quem sabe seis) parlamentar com colhão para encarar uma disputa com essa dupla.
 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet