Mato Grosso,
Terça-feira,
30 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Você viu?

18/11/2022 | 15:50 - Atualizada em 21/11/2022 | 09:43

Stopa diz que Prefeitura quer solução para asfalto, mas não dará 'cheque em branco' para Governo

Segundo o secretário, obras realizadas pela Secopa apresentaram problemas e tiveram que ser refeitas

Ana Claudia Fortes

Stopa diz que Prefeitura quer solução para asfalto, mas não dará 'cheque em branco' para Governo

Foto: Reprodução

O vice-prefeito de Cuiabá, e secretário municipal de Obras de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV) afirmou que a Prefeitura busca uma solução para o problema do asfaltamento de 11 bairros da capital, mas que não dará ‘cheque em branco’ para o Governo do Estado. 

Segundo Stopa, a Prefeitura quer critérios bem definidos, isso porque, conforme lembrou o secretário, as obras realizadas pela Secopa apresentaram problemas e tiveram que ser refeitas. 

Alvo de disputa política entre o prefeito Emanuel Pinheiro e o governador Mauro Mendes, o projeto de asfaltamento foi pauta da reunião em novembro de 2021, entre o então prefeito interino Stopa e o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), que estava no cargo de chefe do Executivo Estadual à espoca.  

Durante o encontro, o José Roberto Stopa recebeu a promessa de parceria do Governo para o asfaltamento dos bairros. No entanto, de acordo com o parecer técnico emitido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), apontou diversas inconformidades no custo unitário e nos memoriais de cálculo, e que não havia sido aplicado o Benefícios e Despesas Indiretas (BDI) diferenciado ou atualização que consta em compatibilização das plantas e orçamento. 

Na representação, a Sinfra ainda afirmou que a prefeitura abriu uma concorrência pública, sem levar em consideração os apontamentos técnicos feitos pela secretaria. 

Na manhã desta quinta-feira (17), Stopa disse que foi dado a autorização para que o Governo execute as obras, desde que a capital recebe o mesmo tratamento que deu a outros municípios. 

Conforme afirmação recente do Governo, o convênio com a Prefeitura de Cuiabá não seria possível por haver duas pendências negativas na Procuradoria Geral do Estado. Sendo uma em relação ao então gestor do município Chico Galindo, por não prestar contas do contrato de uma escola de samba, e a outra em relação a climatização. 

De acordo com Stopa, a questão sobre a escola de samba, já se passou cinco anos, portanto, não pode ser usado como uma justificativa para a negativação, e que a Procuradoria Geral do Município está resolvendo a situação. 

“Em no máximo dez dias, tenho certeza que todas as certidões estarão resolvidas. E espero que nessas certidões haja esse termo de parceria com o Governo do Estado de forma transparente. Nos colocamos à disposição para fiscalização do Ministério Público, Tribunal de Contas, enfim, estamos abertos a isso. Queremos que acompanhem 100% das obras, mas queremos critérios definidos e respeito com Cuiabá”. 

Com tom apaziguador, o vice-prefeito diz que esperar que Estado e Município se tratem com respeito. “Acho que Cuiabá e Mato Grosso é maior que tudo isso. Espero que todos respeitem Cuiabá. Respeitar é buscar parceria, é agir com transparência e poder acreditar. Enquanto eu estiver na Secretaria de Obras, pode ter certeza que qualquer parceria, seja ela federal, estadual, vai ser tratada com bastante zelo e prudência. As obras vão sair”, conclui Stopa. 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet