Mato Grosso,
Quarta-feira,
1 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

04/01/2023 | 11:39

Falta de médico deixa mais de 130 mil pessoas estão desassistidas em Cuiabá

Conforme o relatório, cada equipe deveria ser responsável pelo cuidado de, em média, 4,5 mil pessoas

Redação TV Mais News

Falta de médico deixa mais de 130 mil pessoas estão desassistidas em Cuiabá

Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (04), a equipe de intervenção do governo de Mato Grosso divulgou um levantamento que aponta a falta de 31 médicos em Cuiabá, e que cerca de 139 mil moradores estão desassistidos por falta dos profissionais nos postos de saúde. Conforme o relatório, cada equipe deveria ser responsável pelo cuidado de, em média, 4,5 mil pessoas.

Em nota, a prefeitura informou que entrou em contato com os ex-gestores da pasta, Suellen Alencar e Gilmar, que citaram que a situação possui como causa uma série de eventos que fogem ao âmbito da administração e elencaram que, em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado junto ao Tribunal de Justiça, foi realizada a substituição de profissionais de saúde da rede contratados por profissionais que passaram no processo seletivo simplificado.

Além da falta de profissionais de saúde, o boletim divulgado pelo estado aponta ainda a ausência de medicamentos de uso contínuo para tratamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, além de insumos, nas unidades de saúde do município.

Ainda durante levantamento preliminar, foi encontrado um rombo financeiro de mais de R$ 356 milhões. As dívidas encontradas são referentes aos anos de 2020 a 2022 com fornecedores, despesas sem contratos, INSS e FGTS. Os ex-gestores, no entanto, afirmam que os números foram apresentados de forma indiscriminada, sem apontamentos detalhados, e que divulgarão um levantamento criterioso sobre restos a pagar.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet