Mato Grosso,
Quinta-feira,
2 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Educação

26/01/2023 | 07:45

Secretário anula audiência pública que rejeitou militarização de escola em VG

A Seduc justificou que o “tumulto” e o protesto da comunidade impediram que em torno do assunto fosse feito de forma democrática

Redação TV Mais News

Secretário anula audiência pública que rejeitou militarização de escola em VG

Foto: Reprodução

O secretário de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, anulou a audiência pública que rejeitou o projeto de militarização da Escola Estadual Adalgisa de Barros, em Várzea Grande. 

Ao anunciar a anulação, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) justificou que o “tumulto” e o protesto da comunidade impediram que em torno do assunto fosse feito de forma democrática.

“Considerando que não houve debate democrático e votação para deliberar sobre a pauta da convocação da audiência pública, ao contrário, as ações de um grupo de pessoas presentes ao evento foram ofensivas, agrediram verbalmente tanto os profissionais da SEDUC quanto os profissionais da Segurança Pública e incitaram os estudantes a praticar atos violentos (o que não coaduna com atitude em um ato solene administrativo”, cia o documento.

A audiência pública ocorreu na última segunda-feira (23) e contou com a presença de deputados estaduais e autoridades. Contudo, pais, alunos e professores contrários, nem sequer deixaram a Polícia Militar falar sobre o projeto.

Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver que no momento que os militares chegaram na quadra da escola, foram recebidos sob gritos de ‘Ih Fora’ e ‘militarização não é a solução’.

Diante disso, a portaria publicada nesta quarta-feira (25), aponta que a audiência sequer concluiu a 1ª etapa (apresentação do plano de trabalho). A pasta afirmou ainda que caberá à Diretoria Regional de Educação do Polo Várzea Grande, sob orientação da Secretaria Adjunta de Gestão Regional e Coordenadoria de Escolas Militares, organizar a realização de nova audiência pública ou outro processo análogo para a manifestação dos pais e estudantes.

Fonte: GD
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet