Mato Grosso,
Sexta-feira,
3 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Você viu?

27/03/2023 | 14:50 - Atualizada em 29/03/2023 | 12:15

Obras do Aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande tem novo prazo para entrega

projeto deveria ser entregue neste mês, porém, o novo prazo de conclusão é dezembro de 2023

Redação TV Mais News

Obras do Aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande tem novo prazo para entrega

Foto: Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (27), o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, afirmou durante uma vistoria das obras do Aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande, que o prazo estabelecido pela Centro-Oeste Airports (COA) para a conclusão do terminal não agrada o Governo. O projeto deveria ser entregue neste mês, porém, o novo prazo de conclusão é dezembro de 2023.

A empresa é a concessionária que administra, desde 2019, o aeroporto de Várzea Grande, assim como os de Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta. Em abril do ano passado, a empresa anunciou que o Marechal Rondon passaria por uma reforma para se adequar aos padrões de qualidade e finalizar o processo de internacionalização.

“[Novo prazo] não agrada, agradaria o Governo se nós tivéssemos hoje aqui nessa solenidade entregando realmente a ampliação e a reforma do aeroporto”, disse Mauro Carvalho na vistoria.

O senador Jayme Campos (União), esteve presente e criticou o andamento das obras do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande. O senador afirmou que “quase nada foi feito” pela COA.

O diretor-residente da Centro-Oeste Airports, Marco Antônio Migliorini afirmou que não teme a quebra de contrato, em razão do atraso na entrega das obras do Aeroporto Marechal Rondon, esperadas para este mês

“Em momento algum tivemos temor, a Centro-Oeste Airports veio para Mato Grosso não para ficar 3 anos, 3 dias, viemos para ficar 30 anos. Um negócio sólido, ganhamos um leilão, onde todas as condições foram observadas, principalmente as garantias de contrato. Não temos menor dúvida que cumpriremos o contrato na íntegra”, declarou o diretor.

Migliorini explicou que as obras do Aeroporto Internacional Marechal Rondon serão executadas em toda sua estrutura, inclusive permitindo que as aeronaves em operação no Brasil possam utilizar o terminal que ganhará uma quinta ponte de embarque e desembarque, além de estacionamento, espaço dedicado ao translado de passageiros e atendimento de demandas levadas pela Prefeitura de Várzea Grande para atender as agências de turismo, as empresas de transporte rodoviário, táxis ou motoristas de aplicativos.

Quanto aos aeroportos do interior, no caso de Sinop e Alta Floresta, Marco Antônio explica que todos os projetos foram revisados para adequar a estrutura incompatível com a demanda. Segundo ele, o aeroporto de Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis terão estruturas novas.

“Todo investimento começa com um bom projeto, revisamos todos os projetos no meados do ano passado, para justamente adequar essas infraestruturas, principalmente Sinop. O aeroporto de Sinop deu uma resposta positiva até mesmo durante a pandemia. Hoje o município apresentou um crescimento de quase 100% na movimentação de passageiros. Estou usando Sinop como exemplo porque será uma intervenção drástica. Estamos saltando de um terminal de passageiros próximo de 2 mil m² para 6 mil m², estamos mais que triplicando a área do aeroporto de Sinop”, destacou.
 
Durante coletiva de imprensa, a COA exibiu vídeos dos projetos dos terminais e afirmou que estão sendo investidos mais de R$ 500 milhões. O Estado foi ao aeroporto para verificar o estado dos trabalhos.

“Por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, secretário Sérgio Miranda deverá fazer esse acompanhamento mensal no andamento destas obras. Temos que lembrar que o Ministério Público, a Polícia Federal, a Receita Federal, o IBAMA estão todos envolvidos nessa reforma e ampliação até porque nós temos o objetivo da internacionalização desse aeroporto ainda no ano de 2023”.

Com o novo prazo, o governo irá pressionar a empresa e acompanhar mais de perto o andamento das obras, pois tem interesse de internacionalizar o aeroporto ainda neste ano.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet