Mato Grosso,
Quinta-feira,
2 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

24/04/2023 | 08:21

MP aciona Justiça para impedir nova cobrança de IPTU de Cuiabá

Deosdete cita o descumprimento da decisão com a cobrança a partir dessa terça-feira

TV Mais News

MP aciona Justiça para impedir nova cobrança de IPTU de Cuiabá

Foto: MídiaNews

O procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Deosdete Cruz Júnior ingressou com uma reclamação para que o Tribunal de Justiça impeça a nova cobrança do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em Cuiabá. A Prefeitura informou a cobrança em cota única e parcelada, a partir dessa terça-feira (25). O chefe do MPE pede que a representação seja apreciada urgentemente e que o Poder Judiciário suspenda o Decreto nº 9608, de 20 de abril de 2023 até nova ordem judicial. Ainda que os boletos emitidos sejam cancelados e os bancos se abstenham de receber o IPTU.

No dia 30 de março o Órgão Especial do Tribunal de Justiça (TJMT), derrubou, por unanimidade a lei que aumentou os valores da cobrança do IPTU de Cuiabá. Os desembargadores seguiram o voto da relatora do processo, a desembargadora Serly Marcondes Alves e acataram a Ação Direta movida pelo Procurador-geral de Justiça do Estado, Deosdete Cruz.

Deosdete cita o descumprimento da decisão com a cobrança a partir dessa terça-feira (25). Ele salienta que a reclamação está fundamentada no fato de que, diversamente do quando decidido em ordem judicial que determinava a emissão de novos boletos, a Prefeitura limitou-se a impor que o contribuinte busque os postos de atendimento indicados pelo município ou via internet no site da Prefeitura. 

O procurador-geral frisou a necessidade de que os novos boletos do IPTU sejam emitidos e encaminhados (boleto impresso) aos contribuintes com base na legislação que antecede a Lei Municipal nº 6.895/2022. Que seja oportunizado a todos os contribuintes, e não somente aqueles que retiraram seus boletos dos postos de atendimento e pela internet, a possibilidade de pagar o imposto em cota única, com desconto, motivo pelo qual o Município deverá estabelecer novo calendário de pagamento que permita aos contribuintes tempo suficiente para efetuar o pagamento da cota única com desconto, ou do parcelamento, após o recebimento dos boletos relativos ao documento de arrecadação municipal, prazo que se sugere não seja inferior a 30 (trinta) dias, em alusão ao prazo que constou da decisão de vossa excelência em sede de ADI.
IPTU

A Prefeitura de Cuiabá publicou na última quinta-feira (20), os Decretos 9.608/2023 e 9.609/2023, que dispõem sobre a cobrança do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) de Cuiabá 2023. Pelas normativas, a atualização será feita pela aplicação do índice de 6,47% (seis inteiros e quarenta e sete centésimos percentuais) sobre o valor então vigente e resulta da variação acumulada, no período de novembro de 2021 a outubro de 2022, do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA".

Segundo o município, o documento de arrecadação municipal deverá ser retirado pelos contribuintes nos postos de atendimento indicados pelo Município ou via internet no site da Prefeitura Municipal de Cuiabá, Portal do Contribuinte, através do endereço eletrônico: “https://portalfazenda.cuiaba.mt.gov.br”. A data de vencimento da cota única com desconto de 10% e da primeira parcela do IPTU 2023 será dia 25/04/2023.

(Com informações Única)
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet