Mato Grosso,
Quinta-feira,
2 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

15/06/2023 | 18:07

Seminário apresenta principais tendências do planejamento estratégico no marketing político

Evento realizado pela Comunica 360 põe profissionais de MT no mesmo nível de grandes centros

TVMais News

Seminário apresenta principais tendências do planejamento estratégico no marketing político

Foto: Assessoria

De olho nas tendências de comunicação para as próximas eleições, dezenas de políticos, comunicadores e assessores participaram do Seminário Nacional de Gestão de Comunicação Governamental e Mandatos, que reuniu na última quarta-feira (14), palestrantes de renome para apresentar as principais ferramentas e estratégias que prometem ser o grande diferencial da comunicação e marketing político.

O evento foi o maior encontro do segmento realizado neste ano em Mato Grosso, sendo promovido pela agência Comunica 360 Marketing e Inteligência Digital, em parceria com a Neoplace Technologies e Agência Nuvem. Com o seminário, Cuiabá entra na rota de grandes eventos do segmento de marketing político.

E para mostrar como a forma de se comunicar evoluiu, assim como as ferramentas utilizadas para este fim, o marqueteiro da empresa Comunica 360, Marcelo Senise, palestrou sobre como a comunicação é um dos pilares de todos os projetos, especialmente os políticos. Segundo ele, a comunicação precisa ser realizada de uma maneira clara, eficaz e direta.

Senise falou ainda sobre a importância de acompanhar o momento “disruptivo” que a sociedade tem vivido e entender de que forma a inteligência artificial pode contribuir para deixar a comunicação mais eficiente. Esses temas foram tratados ao longo de sua palestra intitulada"Do Palanque nas Ruas, as Redes Sociais e Inteligência Artificial ". 

“Foi uma palestra que mexeu muito com as pessoas. A gente sentiu a interação e depois o nível das perguntas foi muito bom. As pessoas estão curiosas em entender como a inteligência artificial pode contribuir em suas atividades. Em Mato Grosso, o profissional de comunicação está ávido por oportunidade de conhecimento. E eu acho que a minha grande missão foi essa, de repassar o aprendizado”, disse.

Assim como uma comunicação eficiente faz a diferença, é preciso entender que o planejamento estratégico também é fundamental para quem deseja ter sucesso em projetos políticos.  Para isso, o consultor, estrategista digital e marqueteiro Fred Perillo apresentou o Methodo M — Mapa Mental Marketing de Mandato”, que ensina como fazer planejamento estratégico de mandatos políticos, em sete passos.

“Falei do método de planejamento de mandato, mas que serve para campanha também. E o raciocínio é simples: não dá para fazer na gambiarra, não dá para fazer de qualquer jeito. Comunicação política, seja de mandato ou eleitoral, tem que ser planejada. E existem alguns caminhos para fazer isso. O que eu trouxe não é invenção da roda, não é nenhuma grande novidade, mas o método é coerente para se fazer”, disse.

Além do planejamento, segundo Perillo, é preciso pensar também no conteúdo que se deseja transmitir, pois o grande desafio é atrair a atenção das pessoas para o conteúdo diante de tantos assuntos disponíveis, especialmente nas redes sociais.

“Hoje o cidadão é impactado por milhares de conteúdos ao longo do dia e como é que um conteúdo político institucional, muitas vezes chato, pode chamar atenção? Para isso existem dicas, técnicas e alguns gatilhos que eu apresentei. Acredito que o conhecimento é poder. Informação é poder, e quem está informado está mais preparado do que o oponente”, afirmou. 

O gerenciamento de crises também foi debatido durante o painel “Gestão de Crise - Um Tema e Três Perspectivas”, que reuniu os jornalistas Onofre Ribeiro, Fábio Monteiro, Igor Taques, além de Marisa Batalha. Eles debateram sobre a gestão de crise, as ações para controle da situação e o trabalho para reconstruir uma reputação afetada. 

O comentarista político Onofre Ribeiro discorreu a visão dos jornalistas. O proprietário da empresa Dialum Assessoria de Imprensa & Comunicação Estratégica, Fábio Monteiro, falou de acordo com a atuação das empresas de assessorias. Já Igor Taques, da TV Cidade Verde, deu voz aos veículos de comunicação. A mediação do debate foi feita pela jornalista Marisa Batalha.

“Nem tudo tem solução. Mas existem remédios para tudo. Pessoas públicas devem responder sempre ao público. A pessoa sempre deve uma satisfação. Quem fala primeiro, fala ‘a verdade’. Seja mentira ou não. A manifestação é sempre necessária, assim como também é preciso saber de que forma se manifestar. E ter essa compreensão é o que faz a diferença em uma comunicação de sucesso”, pontuou Fábio Monteiro.

Encerrando o evento com chave de ouro, o especialista em marketing político digital, Rodrigo Gadelha, palestra sobre o “WhatsApp como ferramenta para a comunicação governamental e de mandato”. Ele desenvolveu sua própria metodologia de planejamento estratégico, a RG Moebius, usada em campanhas eleitorais e, através dela, demonstrou aos participantes do seminário sobre como o WhatsApp tem 70% mais de efetividade do que outras redes.

Realização

Para Magaiver Max, da Comunica 360, o evento foi uma oportunidade ímpar de adquirir conhecimento e elevar o nível da comunicação ao mesmo patamar dos profissionais de grandes centros brasileiros. O Seminário de Gestão de Comunicação Governamental e Mandatos já foi realizado em Brasília, Belo Horizonte, Florianópolis, São Paulo e chegou em Cuiabá graças à Comunica 360.

A Comunica 360 é uma empresa especialista em comunicação, marketing, inteligência digital e inteligência artificial, com ênfase em marketing político, governamental e eleitoral. Trata-se de uma agência com foco em monitoramento, especialmente na área de inteligência artificial e, através do seu know-how, quer colocar Cuiabá na rota de grandes eventos do segmento.

“Tivemos aqui prefeitos, vereadores, além dos comunicadores, e muitas pessoas de fora da Capital, que vieram de longe participar. Isso é uma demonstração de que hoje todo mundo se preocupa com a qualificação. A comunicação hoje está mudando a passos largos. Quem não se aprimorar e se capacitar, vai ficar para trás. Por isso, hoje nós falamos de inteligência artificial, falamos de mobilização, planejamento e tantos outros assuntos. Um evento enriquecedor”, conclui Magaiver Max, da Comunica 360.

Apoiaram o evento a Assembleia Legislativa, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Prefeituras Municipais e as Câmaras de Vereadores.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet