Mato Grosso,
Sexta-feira,
3 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

10/02/2024 | 09:03

Três municípios voltam a tornar obrigatório o uso de máscaras

As medidas foram implementadas por meio de decretos municipais, diante do surgimento de uma nova variante da doença

TVMais News

Três municípios voltam a tornar obrigatório o uso de máscaras

Foto: Prefeitura de Maceió

Três prefeituras de Mato Grosso já tornaram obrigatório o uso de máscara de proteção no intuito de conter o avanço da Covid-19 no Estado: Tangará da Serra, Juara e São José do Povo. As medidas foram implementadas por meio de decretos municipais, diante do surgimento de uma nova variante da doença.
  
A última cidade a decretar a volta da obrigatoriedade da máscara foi Juara (658 km de Cuiabá), ainda no início da semana. O município está com risco de contágio “moderado”. Todos os profissionais de saúde, bem como, pessoas com sintomas da doença nas unidades de saúde pública e privada da cidade precisam usar a proteção.

O decreto também determina que os locais de grande circulação de pessoas - públicos e particulares - (comércio, igrejas, eventos, reuniões, dentre outros), reforcem as medidas de higienização, disponibilizando álcool 70% para os usuários em local visível e de fácil acesso.

No dia 1º de fevereiro, a medida foi implementada pelo município de São José do Povo (266 km da Capital), que também está entre as cidades com maior incidência de casos em Mato Grosso.

No decreto, o prefeito Ivanildo Vilela da Silva (PSB), dispõe sobre o uso de máscaras faciais de proteção nas repartições públicas. Além da higienização constante das mãos, mesas e balcões de atendimento, bem como a disponibilização de álcool 70% para uso dos servidores e usuários dos serviços públicos do município.
 
Ainda no dia 30 de janeiro, a Prefeitura de Tangará da Serra (241 km de Cuiabá) anunciou a criação de um Comitê de Doenças Emergentes com medidas recomendatórias e dados referentes à Covid-19, dengue e chikungunya. O município está entre os nove com maior índice de contaminação no Estado.

Conforme a normativa assinada pelo o prefeito Vander Masson (PSDB), a recomendação vale em caso de suspeita da doença e/ou sintomas gripais. Além do uso ser recomendado em unidades de saúde públicas e privadas.

Dados epidemiológicos

Conforme noticiado anteriormente pela reportagem, em seis dias Mato Grosso registrou 11 mortes por Covid-19. A informação consta no Painel Epidemiológico da Secretaria de Saúde de MT.

De acordo com o boletim, de 1º de janeiro de 2024 até quarta-feira (7), 21 pessoas morreram e 73 pessoas foram internadas por causa da doença no Estado.


Leiagora
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet