Mato Grosso,
Quinta-feira,
2 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

13/09/2018 | 11:47

Cuiabana cria empresa familiar de produtos funcionais sem farinha de trigo e açúcar branco

Olhar Direto

Neusa Cristina, mais conhecida como ‘Cris’, sempre praticou atividades físicas. Há cinco anos, passou a restringir sua alimentação a produtos integrais e, como é apaixonada por doces, precisava sempre ‘inventar’. Suas invenções chamaram a atenção de duas amigas, que lhe deram a ideia de vendê-las. Com o passar dos meses, a ideia cresceu e ela passou a contar com a ajuda da família. O ‘Tal do Fit’, hoje, é uma empresa familiar, que faz sucesso com bolos, brownies, salgados e escondidinhos funcionais.

“Começou comigo e mais duas amigas, porque a mãe de uma delas fazia biscoito e tinha um forno industrial. A gente fez um teste e elas levaram pra vender, e o pessoal comeu, gostou, e foi aumentando a demanda”, contou Cristina ao Olhar Conceito. Quando a demanda aumentou, as duas amigas não puderam continuar, pois não tinham tempo ábil. “Eu conversei com meu esposo e falei: ‘Olha, o pessoal tem gostado tanto, a marca ficou tão legal, eu não queria que acabasse’. E aí foi na conversa que eu tive a ideia de tornar o empreendimento familiar”.
Cristina teve o apoio de Valcinete, sua irmã, que nunca havia trabalhado, mas tinha uma boa mão para a cozinha. “Eu ensinei todas as receitas pra ela, e a gente começou. Nisso, minha mãe começou a empacotar as coisas, e depois se tornou a empacotadora oficial”. Além das duas, o marido de Cristina faz a parte da comunicação visual, e o filho é o ‘garoto propaganda’, que testa as receitas. O marido de Valcinete, ainda, é o que entrega os pedidos.


No início, o ‘Tal do Fit’ vendia somente cookie integral de banana e bolo gelado. Depois, veio o brownie, que é o carro-chefe. Ele é feito com farinha de arroz integral, óleo de coco, cacau 50 com cacau 100%, ovos e adoçado com açúcar demerara. Ou seja, sem glúten e sem lactose. Atualmente, também estão disponíveis bolos de pote, também sem glúten e sem lactose, sabores coco com ameixa, prestígio, paçoquinha, dentre outros; o ‘bolo de brownie’, recheado e coberto com brigadeiro fit, bolos de mandioca, milho e banana.

Cristina também investiu em salgados, e faz coxinhas e bolinha de batata doce, com recheio de frango ou carne, pastel, e os ‘escondidinhos’, feitos com purê de mandioca, batata inglesa, batata doce ou abóbora cabotiã, e recheio de carne (patinho) ou frango desfiado (peito). A única massa que leva farinha é a de pastel, mas, neste caso, é farinha integral.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet